O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

Título: Eleições por um país melhor
Foi a partir de 1945 que o Brasil conheceu a democracia, mas foi apenas com o fim da ditadura militar que o Brasil se tornou um país democrático, ou seja, um sistema de governo em que o povo participa de decisões políticas através da escolha de representantes de diversos cargos políticos. Para isso é feito de dois em dois anos eleições, alternando entre eleições federais e estaduais e eleições municipais. Há duas características muito marcantes nas eleições brasileiras, a primeira é que a maioria dos políticos estão envolvidos com corrupção, e a segunda característica é que a comunidade brasileira não escolhe o melhor candidato, mas sim quem promete mais "presentes" para a população.
Nesses últimos anos, o Brasil teve vários casos de corrupção no setor político, em especial o Lava Jato, que se tornou o maior caso de corrupção e desvio de dinheiro, chegando a bilhões de reais. Os cargos públicos, no Brasil, são vistos não como uma forma de ajudar o povo, mas sim uma forma fácil de ganhar muito dinheiro. É por isso que o povo brasileiro deve entender que as eleições são uma forma de retirar políticos corruptos do poder e colocar aqueles que se importam com o povo e que vão trabalhar para dar melhores condições aos brasileiros.
Outra característica em relação às eleições é a compra de votos em troca de favores, ou seja, o político, para se eleger, promete e garante para algumas comunidades ajuda ou favores, como a garantia de empregos ou mais casa populares. É claro que não se pode confundir entre campanhas eleitorais, pois elas propõem algo, enquanto a compra de votos é ilegal e garante algo. Além disso, há críticas aos votos nulos disponíveis nas eleições, já que é através do voto nulo que as pessoas demonstram um descontentamento com o sistema eleitoral brasileiro ou com os candidatos que estão concorrendo nas eleições.
Segundo Bismarck, "a política é a arte do impossível", portanto não importa as dificuldades que o sistemas eleitoral brasileiro enfrenta, é necessário que tenha eleições , pois é a partir dela que os brasileiro tem o poder de combater a corrupção e as injustiças dos candidatos. A nação brasileir precisa votar e eleger um país melhor, representado por pessoas capazes que vão ajudar o povo, e isso pode ser alcançado através de uma reforma partidária em que só ficarão os dignos dos cargos brasileiro. É uma solução difícil, e o Brasil ainda tem muito pelo o que passar, mas será uma forma eficaz do Brasil continuar seguindo em direção a um país melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!