O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

As eleições no Brasil é um importante processo no qual um partido político elege um dos seus representantes para ocupar um cargo através da votação eleitoral. Segundo Abraham Lincoln, ''A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo''. Nesse contexto a presença dos eleitores para a escolha de seus representantes políticos é importante. Em resumo, é necessário aprender a diferenciar as propostas e os históricos de cada candidato, pois seus representantes podem ser eleitos por causa de mentiras ou desinformações.
A princípio, o sistema eleitoral funciona a partir de cédulas e urnas eletrônicas, porém na Grécia Antiga não era assim. Pois, o voto não era secreto, e as pessoas poderiam falar abertamente o que elas desejavam para o futuro das cidades-estados gregas. Desse modo, a internet pode assumir esse importante papel sobre a representatividade da democracia atual. Como em 2011, na Islândia, que com o auxílio das redes socias, como Twitter e Facebook, os islandenses usaram essas ferramentas para opinar sobre a constituição do seu país, e tudo o que foi publicado era revisado e aprovado pelo parlamento islandês.
Apesar de que a internet traga benefícios para a sociedade, ela também apresenta muitos malefícios. Dessa forma, ficou fácil receber e compartilhar notícias sem perceber se são informações falsas ou verdadeiras, as chamadas fake news. Visto que muitas notícias falsas são feitas durante o período de eleições com objetivo de prejudicar alguém nas redes sociais. Entretanto, ferramentas como Instagram e o próprio Facebook tentam coibir essas informações falsas, por serem redes públicas e possuírem regras. Porém, mesmo que essas ferramentas possuem disciplinas e práticas contra essa ação, o aplicativo WhatsApp, é a principal rede de compartilhamento e disseminação dessas fake news por não haver nenhum monitoramento eficaz.
Portanto, devido à essa imensa difilculdade, está cada vez mais difícil de estabelecer um debate ético durante o período de eleições, pois muitas pessoas informam-se por notícias equivocadas. Uma possibilidade seria criar proposta com normas de transparência para o combate de fake news, e acabar com manipulações e perfis falsos. Contudo, a Internet deveria ser uma ferramenta democrática e inovadora, para aderir uma maior inclusão e diminuir a distância entre quem pode ou não ter acesso a democracia.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!