O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

A farra com o dinheiro público é um dos principais fatores que levam o brasileiro a acreditar no messianismo em épocas eleitorais. O Brasil é um dos mais corruptos na esfera política. O modelo da política no país contribui muito para isso.Existem muitos partidos e políticos, muitos idealizam os mesmos objetivos. E apesar de já existirem leis específicas contra essa roubalheira, a ineficaz fiscalização e transparência com o uso do dinheiro do povo coloca o país em situação de extrema precariedade nos preceitos básicos de sobrevivência como saúde, educação, moradia, lazer, segurança e saneamento.
Caixa dois, lavagem de capitais, desvio de verba, improbidade administrativa, propina, financiamento de campanhas entre muitos outros crimes estampam jornais e revistas a todo momento. Os eleitorados recebem altos salários e benefícios e ainda assim se deixa corromper ou é promiscuo.
A baixa impunidade leva o sistema a ser um reprodutor de desonestos. Muitos sabem que o indivíduo não procura conhecer a fundo seus aspirantes, ou quando tudo vem à tona e são investigados por atos ilícitos sabem que posteriormente a população logo esquece e se candidata novamente.Tornam a política um meio de enriquecimento.O grande número de partidos políticos também assusta. São vários com os mesmos ideais, o que também leva a um desperdício exacerbado na manutenção e em campanhas eleitorais. Milhões de reais vindos do fundo partidário custeados pela União.Em contramão os cidadãos penam nas filas de hospitais por falta de médicos e materiais hospitalares, a educação é muito deficiente com pouca infraestrutura nas escolas e professores desvalorizados, o desemprego que atinge mais de 12 milhões de brasileiros , a maioria pais de famílias que não conseguem oferecer um alimento digno para os filhos. Crianças e adolescentes com pouco incentivo a cultura e lazer, sem falar no medo que as pessoas têm em serem vítimas de algum tipo de violência. Os problemas são inúmeros.Diante disso o eleitor fantasia que basta um único ser para mudar essa situação ou que basta um candidato novo ou mais influente para salvar a todos. Mas se esquece de se preparar na escolha do voto. Muitos são levados por meras falácias, desconhecem o conceito eleitoral e conseguinte à escolha dos nomeados não sabem como e para quem cobrar seus direitos.
O maior rigor nas leis seria uma solução. A Justiça deve acelerar os processos e condenações dos políticos eletivos sem ter direito a se concorrer jamais a uma nova vaga e tornar mais severa a Lei Ficha Limpa barrando a candidatura daqueles que ainda não foram julgados e inocentados Isso acabará de vez com eleitos que respondem a processos e continuam no poder cometendo os mesmos vícios. Uma reforma política também em que o Governo deve limitar o número de partidos e políticos e mirrar a valores insignificantes os gastos com propagandas eleitorais através do uso das redes sociais como Youtube, Facebook e Instagran que levam informações a todos os públicos de todas as regiões e classes sociais em tempo real com velocidade instantânea a custo zero. Além disso, o povo deve clamar através de manifestações pacíficas que o Governo reduza os salários exorbitantes e regalias dos administradores públicos a valores e condições de trabalho idênticos ou pouco acima ao dos trabalhadores regidos pela CLT. Dessa maneira, bilhões de reais podem ser investidos em áreas sucateadas e que precisam de muita atenção.Exigir ensino superior aos candidatos a cargo público através de uma modernização na Constituição a fim de garantir que pessoas qualificadas ocupem o poder e administrem de maneira eficaz seria outra solução para evitar que a política no Brasil seja interpretada por terra de qualquer um.
Com essas prevenções e atitudes, a população conseguirá filtrar os melhores candidatos e consequentemente o voto será inteligente. Conforme a frase da ilustre filosofa alemã Hannah Arendt : "O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!