O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

Apesar de se destacar como potência econômica mundial, o Brasil vivencia problemas arcaicos como a dificuldade de escolher os representantes políticos. Diante da gravidade dessa questão urge a mobilização conjunta do Estado e da sociedade para seu efetivo combate.Nesse sentido, a democratização da corrupção e a negligência acerca dos direitos e deveres do cidadão, são as principais causas para as eleições no Brasil.
Em primeiro lugar, a eleição no Brasil é um evento de grande importância, visto que, é um momento de escolha entre os candidatos para os representantes do povo na sociedade e ao longo de 4 anos de mandato, o eleito terá como responsabilidade fazer escolhas : promulgar leis e emendas para beneficiar o convívio social. No entanto, a operação Lava Jato, da Polícia Federal, tem mostrado aos brasileiros que os escolhidos para cargos no poder executivo e legislativo, em sua maioria, tem trabalhado em prol de benefícios individuais, desviando verbas, superfaturando obras, contra o pensamento coletivo brasileiro. Como defende Zygmant Bauman, filósofo e sociólogo polonês, o individualismo é presente nas pessoas pós-modernas e que a partir do século XXI a tendência de enxergar somente si e a falta de empatia sobrepõe - se a virtudes.
Nesse contexto, mesmo assegurado na Constituição Federal de 1988 o direito ao voto, secreto e direto, a população já desanimada em promover através do voto pessoas com intuito de estabelecer uma sociedade organizada, educada, com saúde, inclusão e igualdade, procura por meio da abstenção recusar-se de eleger pessoas que durante o mandato corrompem-se e não representa o povo. Dessa forma, negligenciando a cidadania como dever individual que cada brasileiro tem em sociedade.
Conforma exposto, cabe ao Estado através da mídia, quarto poder público, oferecer por meio de propagandas e anúncios explicando a função e a responsabilidade da população e dos candidatos, portanto, promover a informação à sociedade brasileira e dar noções sobre como escolher os representantes . Ademais, cabe aos brasileiros conhecer, investigar e discutir a respeito das propostas dos candidatos às esferas municipais, estaduais e federal, além de cobrar dos eleitos os objetivos e desejos do povo. Dessa maneira, diminuirá a dificuldade de escolher os representantes políticos durante as eleições no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!