O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Eleições no Brasil

Meu povo e minha pova

Iniciado em 1988 pela Constituição Federal e sendo sintetizado pelo 5º artigo que trata das garantias e direitos que cada cidadão dispõe, assegurando uma vida digna, livre e igualitária se dispõe o processo eleitoral brasileiro. Indubitavelmente é o momento em que todos cidadãos brasileiros possuem em suas mãos o poder do voto, o poder de alterar seus representantes , entretanto esta mudança desejada permanece sem alterações. O governo continua sendo oligárquico e de políticas de troca de interesses, sendo favorecida não só pelo povo inerte mas também pala ignorância do cidadão brasileiro.

A história brasileira nos mostra, que os principais movimentos de mudança política surgiram de uma elite nacional, onde essa elite buscava primeiramente uma política de interesses próprios, ignorando a realidade nacional. Estas articulações iniciam no momento que ocorre o golpe da maioridade, arquitetado pelo Partido Liberal que desejava manter a estrutura apresentada na Colônia Portuguesa em consonância com outro processo de mudança política ocorrida no surgimento do Brasil República, onde os interesses de um seleto grupo permaneciam presente. Como resultado, não possuímos um histórico de luta verdadeiramente popular, gerando a falta de uma figura que representasse de fato o povo. Provavelmente essa falta pode ser a origem de uma população inerte, que presencia absurdos na política nacional e permanece na luta contra a primeira lei de Newton para assim conseguir lutar pelos seus direitos.

Iniciado na Grécia antiga, a participação popular realizado na Ágora, local onde era exercido a participação do cidadão, entretanto nem todos tinham direitos de participar deste processo. Era necessário possuir acima de 21 anos, ser grego e livre, em suma nem todos homens daquela região eram cidadãos de verdade, de tal forma que ocorre na sociedade brasileira, onde nem todo brasileiro é um cidadão de verdade. Segundo Lúcio Costa, a baixa estrutura educacional brasileira é um projeto de governo, havendo com a baixa qualidade do ensino nacional uma população que desconhece seus direitos e principalmente deveres e se tornando um povo ignorante e de fácil manipulação.

Sendo assim, a população brasileira deve através das redes sociais se mobilizar e realizar um processo de referendo, através dele ser formulado um projeto de lei que será encaminhado ao senado, gerando de uma forma histórica a mudança de atitude da população e exigir os seus direitos, como melhorias na qualidade da educação, classificação de crime de corrupção em hediondo e melhor investimento dos impostos pagos. Inegavelmente só haverá a diluição dessa política de oligarquia quando a população se unir e lutar pelos seus direitos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!