O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Educação sexual e infância

A educação sexual é o ensino sobre a anatomia, a psicologia e aspectos comportamentais relacionados à reprodução humana. Na realidade nacional, lamentavelmente, a temática tem sido muito criticada por Damares, ministra da mulher, da família e dos direitos humanos, que resume tal forma de educação como a instrução da abstinência sexual. Em contrapartida, para além de crenças e percepções sobre que idade deve corresponder ao início da vida sexual, a ideia da ministra difunde a desinformação, prejudicando a juventude brasileira. Em outros termos, é axiomático que crianças e jovens tenham acesso ao ensino sexual em escolas.


Em primeira análise, é notório que o conhecimento acerca da reprodução dos humanos é primordial para reduzir as ocorrências de abusos sexuais na infância. Nesse sentido, em 2020, no estado de Espírito Santo, uma menina de apenas 10 anos ficou grávida após 4 anos de estupros constantes realizados em âmbito familiar, pelo próprio tio. À vista disso, se a criança soubesse quais partes do corpo possuem cunho reprodutivo, possivelmente teria informado cedo à sua família e escola, evitando a continuidade do crime.


Em segunda análise, é evidente que a educação sexual é imprescindível para evitar a gravidez precoce de jovens. Nesse ínterim, ‘’Sex Education’’, série adolescente da Netflix, aborda as aflições de uma jovem que muito cedo, infelizmente, precisa optar por um aborto. Posto isso, informações claras sobre métodos contraceptivos seriam essenciais para que se evitasse tal gravidez indesejada.


Em suma, a educação sexual se faz fundamental durante o período pueril. Portanto, é mister que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos  – órgão governamental responsável pela defesa dos direitos humanos e das minorias – por intermédio da autorização e apoio do Ministério da Educação, aplique aulas de ensino sexual nas escolas para crianças e jovens. Dessa maneira, será possível garantir maior proteção da juventude nacional, bem como a prevenção contra a gravidez precoce no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!