O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Educação sexual e infância

Sex Education é uma série adolescente da Netflix, em que os personagens estão lidando com a puberdade, descobrimento de suas respectivas sexualidades, e conhecimento do próprio corpo. O nome da série faz uma relação direta com a educação sexual, pois ela foi criada para que as crianças e adolescentes conheçam o próprio corpo, saibam fazer o uso correto de métodos contraceptivos, e o mais important, é que reconheçam quando estão sofrendo algum tipo de abuso - seja ele sexual, ou psicológico.


Porém, a maioria das pessoas não aceitam a importância da educação sexual, e tem-se, como exemplo, a frase do presidente Jair Bolsonaro - “A escola não é pra aprender a fazer sexo. Quando o pai bota o filho na escola, quer que ele aprenda alguma coisa”-. Também, há quem argumente que a discussão acerca da sexualidade deve ser feita em casa, mas em contraponto, se tem a pesquisa da UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - que diz que, 9 em cada 10 abusos sexuais infantis são realizados em casa, ou por familiares.


Entretanto, sabe-se que, a discussão sexual falaria sobre prevenção de DST's - Doenças sexualmente transmissíveis -, prevenção de gravidez indesejável, e até mesmo, a conscientização da LGBTfobia, algo importante, pois conforme a Globo, o Brasil registra uma morte por LGBTfobia a cada 23 horas. Contudo, também há a pesquisa do R7, afirmando que o Brasil está no top 5 da América do Sul com o maior índice de gravidez na adolescência. Portanto, se a aplicação da educação sexual for efetiva, o esperado é que esses índices diminuam, pois haveria uma maior conscientização.


Em síntese, deve-se criar um projeto adaptado para cada idade, para que haja um entendimento para todos. Esse projeto deve ser realizado pelo Ministério da Educação em parceira com o Ministério dos Direitos Humanos, por meio de apostilas explicativas e palestras de prevenção, com a finalidade de conscientizarem as crianças e adolescentes para que elas não sejam alvo de algum abuso, ou qualquer outro assunto que a educação sexual aborda.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!