O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Educação sexual e infância

    Na série "Sex Education", um jovem estudante, filho de uma terapeuta sexual, resolve criar uma espécie de clínica na escola para atender os seus colegas, com objetivo de esclarecer certas dúvidas e quebrar alguns tabus acerca da puberdade e sexualidade. Nesse contexto, é importante esclarecer a importância da educação sexual na infância, especialmente para evitar problemas futuros, desde uma gravidez precoce a uma relação sexual desprotegida.
   Partindo desse princípio, o primeiro ponto a ser ressaltado é a questão da relação sexual desprotegida, já que muitas vezes não há a instrução necessária por parte dos pais para com os filhos. Dessa maneira, é importante mencionar que o afloramento sexual é um dos aspectos básicos da fisiologia humana e está diretamente ligada a determinados hormônios que passam a causar modificações físicas e psicológicas no início da adolescência, mais intensamente entre os 12 e 16 anos. Logo, essa nova aventura pelo desconhecido pode levar à prática sexual na tentativa conhecer o próprio corpo e ter uma nova experiência. Todavia, a falta de instrução pode levar a uma gravidez precoce e comprometer definitivamente a vida dos envolvidos, como mostrado no filme "Juno", em que dois jovens assumem a responsabilidade de conciliar os estudos com uma gravidez indesejada.
  Paralelamente, é passível de discussão o que diz respeito à relação sexual desprotegida, levando em consideração o risco de contágio por doenças infectocontagiosas, e principalmente, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). Entretanto, tal fato se dá por dois motivos primordiais, dentre eles: a banalização do preservativo e a falta de maturidade em relação ao tema. Portanto, a promiscuidade associada a essa fase da vida, além das festas e o consumo de álcool, permitem aos indivíduos serem tomados por um certo ar de liberdade e exaltação do hedonismo, mas de forma inconsciente e inconsequente, colocando em jogo a própria integridade. Por conseguinte, para validar os argumentos supracitados tem-se o exemplo do filme autobiográfico "Cazuza", que expõe a juventude promíscua e imoral do cantor, até o momento em que o mesmo contrai AIDS.
  Dado o exposto, medidas dever ser tomadas para resolver o impasse. Por isso, o Ministério da Educação deverá contar com o apoio de médicos, psicopedagogos e colaboradores, para a implementação de debates e palestras de conscientização acerca do tema em todas as instituições de ensino, a fim de quebrar determinados tabus e tratar sobre sexualidade de maneira descontraída e acessível, democratizando a informação e evitando problemas como a gravidez precoce. Ademais, o Ministério da Saúde deverá fomentar campanhas de conscientização sexual de maneira clara e objetiva visando atingir um público-alvo específico, seja por meio do rádio, TV , jornais ou anúncios publicitários, na tentativa de reduzir vencer o preconceito em relação ao uso do preservativo e reduzir o número de pessoas portadoras do HIV e outras DST's. Enfim, o Brasil se tornaria uma grande referência mundial no assunto, atingindo o pleno progresso e oferecendo qualidade de vida e bem-estar para toda a população, sem deixar de lado determinados tabus como a educação sexual, assim como na série citada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!