O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Educação sexual e infância

De acordo com o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele." Nessa perspectiva, faz-se necessário trazer à luz o debate sobre a educação sexual na infância, pontuando, principalmente a importância da orientação familiar e a omissão do Estado nesse quesito.


Em primeira análise, cabe frisar, que a família -primordial ambiente social da criança- deve, sempre, nortear os jovens no contexto social ao qual eles estão inseridos. Dessa forma, a máxima do Padre Antônio V, de que "a família é o principal âmbito do convívio social", cabe perfeitamente. Sendo assim, evidencia-se que, no tocante a educação sexual, os pais ou responsáveis devem conversar e instruir os menores, sobre situações e entraves relacionados ao sexo, a fim de que eles tenham conhecimentos sobre possíveis problemas.


Ademais, convém salientar que em diversos casos, o Estado se omite, não diferente é com o sistema de ensino. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, "todos têm direito à educação". Entretanto, é mister que grande parte da população não usufrui desse bem fundamental. Isso fica ainda mais evidente quando se trata da falta de ensino relacionada à orientação sexual nas escolas, principalmente, nas públicas- onde a maioria dos estudantes são de classes menos favorecidas financeiramente.


Com isso, fica-se evidente que a educação sexual na infância é um assunto que precisa ser amplamente debatido. Sendo assim, cabe ao Ministério de Educação obrigar as escolas primárias a debaterem sobre informações sexuais, por meio de lei federal, com o intuito de educar, ainda na infância, sobre infecções e abusos relacionados ao sexo, além da gravidez. Além disso, deve-se por meio de campanhas publicitárias, orientar os pais quanto a maneira que eles devem abordar a temática com as crianças. Dessa maneira, a educação será mais uma vez a solução para o problema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!