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Educação inclusiva no Brasil

                A educação é um direito básico universal garantido a todo brasileiro pela Constituição Federal de 1988. No entanto, apesar de estar na lei percebe-se que, lamentavelmente, muitos brasileiros ainda são privados dessa necessidade. Assim, convém analisar a falta de preparo das escolas pra atender todos os alunos como a principal causa do problema e a evasão escolar como a consequência para que se possa enfrentar a questão.


                Primeiramente, deve-se destacar que a falta de infraestrutura nas escolas públicas para receber alunos com deficiências é um dos fatores que perpetuam o problema. Nessa perspectiva, esse problema tem suas origens no século XVI, no modelo escolar da Época Colonial do Brasil, que foi pensado apenas para atender as necessidades dos alunos ideais, excluindo todos aqueles portadores de alguma necessidade especial, modelo este que, infelizmente, continua em vigência até os dias atuais. Dessa maneira, fica claro a falta de preocupação do Estado em atualizar o modelo educacional para um mais justo e inclusivo.


                Ademais, é necessário salientar que a evasão escolar é o principal problema trazido pela falta de inclusão nas escolas. Nesse sentido, dados divulgados pelo Censo Demográfico de 2010 revelaram que 30% das crianças e adolescentes com deficiência estão fora da escola. Sob essa análise, tal imbróglio é causado pela falta de mecanismo inclusivos nas escolas públicas, que acabam por desestimular essa parcela a continuar os estudos pela extrema dificuldade que estes têm para obterem um ensino que satisfaça suas necessidades. Dessa maneira, a negligência governamental perante o problema acaba contribuindo diretamente para o aumento da evasão escolar de deficientes e do número de analfabetismo no Brasil.


                É evidente, portanto, que medidas públicas são necessárias para atenuar a exclusão nas escolas brasileiras. Dessa forma, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, deve promover a inclusão nas escolas públicas brasileiras, por meio do aumento das verbas destinadas a educação, que serão usadas para a adaptação das escolas para atender a alunos com necessidades especiais - como a substituição de escadas por rampas – e para criação de cursos que capacitarão professores a atender essa parcela de estudantes, com o fito de garantir a inclusão plena de todos os estudantes brasileiros e garantir um ensino de qualidade.

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