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Educação inclusiva no Brasil

     A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, ultimamente falar sobre os desafios na alfabetização infantil com certeza é abordar um dos maiores desafios contemporâneos. Nesse contexto, compreende-se dois pontos importantes: o impacto da desigualdade social no aprendizado e os problemas na adequação educacional para a formação do aluno.


     Em primeiro lugar, é importante citar o impacto da desigualdade social no aprendizado, uma vez que pesquisas realizadas pelo Nível Socioeconômico (NSE), em 2016 o grupo com NSE muito baixo tiveram média de 23,4 em leitura, enquanto o grupo alto e muito alto mais que dobrou a média, alcançando 68,2. Esse cenário, nos ultimos anos tem crescido pela necessidade familiar em ressignificar a importância dos estudos para seus filhos, atribuindo a eles um dever prematuro de trabalho infantil. Portanto, o impacto social disso não é somente a injustiça social, mas também as consequências que essa desigualdade traz para o futuro dessas crianças.


      Além disso, os problemas na adequação educacional para a formação do aluno, visto que muitos métodos são ultilizados para uma instrução mais rápida e eficaz, mas acaba não atendendo ao desenvolvimento individual do intelecto de cada aprendiz. Um grande exemplo disso é o filme " Como estrelas na terra: toda criança é especial" que fala da dificuldade no desempenho escolar de Ishaan até a chegada do professor Nikumbh que a partir desse momento assume o compromisso de mudar a vida da criança por meio de seus bloqueios no aprendizado. Assim, a fotografia social disso é uma cobrança das instituições nos níveis de proficiência dos alunos sem análises intectuais, prejudicando a saúde mental de muitos estudantes.


    Percebe-se, logo, que a alfabetização infantil enfrenta barreiras preocupantes, para amenizar essa questão, é interessante que o Ministério da Educação, principal órgão que rege os investimentos nesse setor, atue na elaboração de um plano que formule a criação de projetos que visem conhecer as formas de aprendizado de cada aluno, levando em consideração suas dificuldades e facilidades no ensino. Isso deve ser viabilizado por meio de subsídio direcionado aos profissionais da educação. Dessa forma, o objetivo desse feito é construir uma sociedade mais preparada para os desafios modernos.

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