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Educação inclusiva no Brasil

         A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, citada pela primeira vez na Constituição em 1934, reforça a ideia de uma educação inclusiva. Porém, tal prática não é exercida no Brasil. Isso ocorre devido ao despreparo de profissionais na educação, juntamente com, a infraestruturada inadequada das escolas para alunos com deficiência.



       Preliminarmente, é necessário analisar o papel dos educadores na aprendizagem dos indivíduos. De acordo com, o filósofo Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, dessa forma, o papel dos professores é extremamente significativo. Todavia, grande parte dos orientadores não sabem ao certo como ministrar aulas com deficientes, sejam eles visuais ou auditivos, já que, além do grau de complexidade que cada aluno exerce, algumas escolas ainda não praticam aulas em libras, por exemplo, assim como não é um componente curricular obrigatório no ensino básico, ademais, materiais escolares em braile não são disponibilizados no ensino público, o que dificulta ainda mais uma educação inclusiva.


         Outrossim, as condições disponíveis para locomoção nas escolas, entre outros fatores, nem sempre favorecem a todos. Acerca disso, a notícia de 2017 do site Gesto escolar, afirma que apenas 26% das escolas públicas são acessíveis a pessoas com deficiência. Dessa maneira, a matrícula de cadeirantes, por exemplo, não são maioria, visto que, em colégios onde se encontra escadas e espaços estreitos para locomoção, o direito de aprender se torna dificultoso e cansativo. 



     Portanto, tendo em vista as lacunas para um ensino inclusivo, é necessário mudanças no cenário estudantil. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) tornar o ensino público irrestrito, por meio da implantação do ensino de libras na grade curricular de ensino, para que os estudantes aprendam a interagir com deficientes auditivos, não só em sala de aula. Ademais, por meio de parceria com os Governos estaduais, fornecer materiais em braile para escolas públicas com o fito de melhorar a aprendizagem de deficientes visuais. 

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