Aluno: Erik Carreiro Soares
Tema: Educação inclusiva no Brasil.
A série americana “Atypical”, é representada pelos desafios e dificuldades que o protagonista enfrenta pela sua condição de autismo. Tal obra pode ser comparada com a situação de vários brasileiros em diferentes redes de ensino, tendo como principais causas a negligência governamental e a falta de representatividade.
Em primeiro plano, evidencia-se que a negligência governamental mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, aponta que mais de 80% da população afirma que os espaços escolares se tornam bem melhores com a presença das pessoas com deficiência. Isso mostra que por mais que a sociedade entenda que a inclusão é deveras importante, o governo por outro lado, não demonstra total interesse no que diz respeito a inclusão desse grupo.
Além disso, a ausência de representatividade em diversos ambientes é uma outra principal causa pela estigmatização desse grupo. No seriado The Society é perceptível que a presença de representação é de suma importância, principalmente para pessoas que são e que se sentem diferentes dos demais. Ora visto que pessoas com qualquer tipo diferença exemplificada em ambientes socioculturais, os preconceitos destinados a esses indivíduos podem ser reduzidos.
Portanto, é de extrema necessidade que haja medidas para a redução do problema, no que tange a inclusão de deficientes na educação. Contudo, os Ministérios da Saúde e Educação devem, por meio de verbas governamentais, exercer um projeto que tenha como principal objetivo a inclusão de pessoas deficitárias em escolas de diversas redes de ensino, como também promover campanhas publicitárias, pelos veículos de imprensa, com ênfase na diminuição dos preconceitos de determinado grupo. Assim, a população citada não terá de enfrentar a presença de problemas pela sua pessoa, como é apresentado na obra Atypical.