O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Doação de sangue no Brasil

Muito se debate, atualmente, a respeito da doação de sangue no Brasil. Essa questão é de grande importância, já que pode ser considerada como uma forma de ajuda ao próximo, destacando assim, um dos valores de maior importância na sociedade, a solidariedade.
A Revolta da Vacina, ocorrida no início do século XX, período no qual grande parte da população se encontrava insatisfeita, devido a instituição da vacina obrigatória, por não conhecerem seus efeitos. É visto que, assim como no contexto histórico anteriormente citado, uma das causas que levam pessoas a não doarem, é o mesmo desconhecimento persistente na sociedade brasileira, mesmo que relacionado a temas distintos.
Por conseguinte, a taxa de doações de sangue no Brasil mesmo com um aumento de 4,55% segundo o Ministério da Saúde, poderia apresentar números ainda mais elevados. Além disso, um fator de extrema importância é a qualidade do sangue doado, o qual possui formas específicas de armazenamento, e o seu descarte e consequente desperdício torna-se prejudicial aos possíveis receptores do material, sendo assim, devem ser evitados ao máximo.
Em razão dos argumentos citados, para que a ignorância não seja um obstáculo, vê-se necessário o papel da mídia como meio de comunicação e elemento persuasivo em parceria ao Governo, para maior divulgação de informações a respeito da doação e campanhas de incentivo que sensibilizem o público. Além disso, uma maior parcela de impostos arrecadados pela Receita Federal devem ser investidos em homocentros e hospitais com o objetivo da melhoria infraestrutural desse locais para que haja o armazenamento e transporte correto do material.
Como a educação é a base para todo ser humano, o incentivo a doação de sangue deve existir desde os primeiros anos de vida, para que crianças tornem-se adultos conscientes a respeito do assunto. Tendo em vista tais mudanças, será possível o aumento do número de doadores no Brasil que compartilham não apenas sangue, mas também, a vida com outras pessoas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!