O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Doação de sangue no Brasil

   Em um dos episódios da série americana "Grey's Anatomy", é narrada a história de pacientes que dependem de transfussão sanguínea, mas não podem recebê-la devido à escassez dos estoques do hospital. Desse modo, fora da ficção, a situação dos bancos de sangue no Brasil é análoga à do programa televisivo. Nesse sentido, a precariedade de informações e de incentivos governamentais, bem como o individualismo e a falta de solidariedade são os principais agravantes da problemática da doação de sangue no país.


   Em um primeiro plano, em maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal derrubou a restrição que proibia homossexuais de doarem sangue. Nesse contexto, esse ato formaliza uma grande conquista contra preconceitos arcaicos, além de ser um grande avanço no que diz respeito ao aumento de plasma disponível. Porém, os mitos sobre a doação faz com que os indivíduos tenham medo de realizá-la, um exemplo disso seria em relação a sentir dor na hora da coleta. Ademais,  ainda são poucas as ações governamentais que incentivem a população a contribuir com os bancos sanguíneos.


   Outrossim, para o filósofo Adam Smith, apenas a busca por interesses pessoais levaria a sociedade ao progresso e ainda, considerava a benevolência humana uma fraqueza. Tendo isso em vista, infelizmente o individualismo do "Homo sapiens" é um expressivo entrave no que concerne a doação de sangue. Dessa forma, as pessoas costumam-se a preocupar-se com causas, como a transfussão sanguínea, somente quando elas necessitam.


   Portanto, urge que medidas sejam tomadas para que os obstáculos da doação de sangue sejam superados. Sendo assim, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deve realizar parcerias público-privadas com variadas empresas, que propiciem benefícios aos funcionários que desejarem doar, como algum abono ou dias de folga e em troca as empresas ganhariam isenção de determinados impostos. Dessa maneira, os bancos de sangue estarão abastecidos para qualquer eventualidade. Além disso, é importante que a mídia realize mais campanhas publicitárias que visem desmistificar as informação envolvendo a doação. Conclui-se que com essas ações os hospitais não passarão por situações como a de "Grey's Anatomy".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!