O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Doação de sangue no Brasil

Na saga de livros Crepúsculo, Isabella Swan é uma adolescente apaixonada por um vampiro Edward Cullen, que logo se casam e acabam tendo um filho. Assim, ao entrar em trabalho de parto, a protagonista sofre complicações e acaba dependendo da doação de sangue de seus familiares para sua sobrevivência. Fora da ficção, é evidente que a doação de sangue no Brasil é um ato de extrema importância e deve ser influenciada. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse caso.


Em primeiro lugar, destaca-se o pouco incentivo no ato de doar sangue. De acordo com o escritor Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade. Logo, ao contribuir com uma pessoa que necessita do sangue para sua sobrevivência, estaremos adquirindo o hábito de ser solidário e contribuindo para uma sociedade que visa o bem de todos. Dessa forma, o incentivo a doação de sangue deve ser frequente.


Além disso, convém frisar os mitos criados pela sociedade ao se doar sangue. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que apenas 2% a 2,5% da população brasileira seja doador de sangue. Logo, o medo de uma determinada consequência após a contribuição entra como um fator agravante para a diminuição de doadores, visto que muitas pessoas acreditam que o processo possa ser doloroso ou trazer fraqueza ao doador. Portanto, os mitos devem ser desmistificados.


Diante do exposto, para que o problema não se perpetue, urge que medidas sejam adotadas. Dessa forma, o Governo Federal deve investir os recursos financeiros em mecanismos que contribuem para o incentivo a doação de sangue e campanhas que desmistificam os mitos criados pela população ao contribuir, por meio de propagandas em canais de televisão e palestras que demonstram todo o processo da doação e o que se deve fazer antes e depois, para que não haja consequências na saúde do doador. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade brasileira permeada pela solidariedade e cuidado com o próximo, assim como a família de Isabella Swan teve com ela na saga de livros Crepúsculo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!