O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Doação de sangue no Brasil

                                    Doação de sangue: salva vidas


Homem cordial, conceito criado pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, que designava o brasileiro como um ser movido pela solidariedade e afeto. Entretanto, tal cordialidade não é vivenciada no cotidiano, uma vez que o Brasil apresenta déficits em doação de sangue, uma ação que pode salvar vidas. Como combater tal entrave?


Primeiramente, acredita-se que pelo fato de o brasileiro ser conhecido pela simpatia com o próximo, a doação de sangue não é problema. Contudo, dados do Ministério da Saúde apontam que 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, sendo que o ideal seria de 2,2%. Nesse sentido, ampliar o número de doadores é de essencial importância, pois cada doação pode ajudar até quatro vidas. Tal ação deve ser incentivada.


Além disso, outro agravante que gira em torno da doação de sangue é a questão dos mitos. Há pessoas que acreditam que doar sangue engorda ou até mesmo temem contrair alguma doença durante a coleta. Nessa perspectiva, desconstruir esses mitos é de fundamental importância, fazendo-se valer as palavras do estudioso Francis Bacon, “saber é poder”, o qual acreditava ser a informação uma grande aliada da sociedade. São necessárias medidas que possam orientar a população, e aumentar a quantidade de sangue nos hemocentros.


Portanto, para ampliar o número de doadores de sangue, é essencial que o estado aumente o horário de atendimento dos hemocentros até mesmo com plantão noturno, com o objetivo de possibilitar que a doação seja feita por aqueles cidadãos que passam a maior parte do dia dedicando-se a atividades laborais; ademais, cabe as mídias sociais como televisão e blogs a desconstrução dos mitos existentes em torno da doação de sangue que pode através de propagandas explicar os benefícios da doação , com o fito de informar a população a desconstruir certos estigmas. Assim, com essas ações maior será a quantidade de vidas salvas pela doação de sangue.


     

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!