O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Doação de sangue no Brasil

                     De acordo com a ONU, a taxa de doadores de sangue no Brasil, de 1,8%, está abaixo da ideal, que deveria ser de 3% a 5%. Dessa forma, compreende-se que, embora não costume faltar sangue nos bancos brasileiros, a baixa quantidade limita a qualidade e a diversidade do sangue disponível. Assim, é preciso se identificar os principais fatores limitantes à doação, como, o costume de se doar apenas para reposição e a persistência de mitos relacionados a esse processo.


                     Conforme médico brasileiro Dráuzio Varella, no Brasil, a quantidade de doadores ocasionais, que doam apenas para repor estoque caso familiares precisem de sangue, é mais alta do que deveria. Devido a isso, a menor taxa de doadores voluntários é arriscada para o sistema de saúde brasileiro, pois menos doadores são fidelizados e doam com frequência, o que pode comprometer a quantidade de sangue disponível nos estoques. Dessa forma, urge uma mudança no senso de responsabilidade social do brasileiro.


                     Ademais, segundo o educador brasileiro Paulo Freire, somente a educação pode mudar a sociedade. Nesse sentido, compreende-se a importância fundamental da educação e da difusão de informação para se contrapor mitos que impedem a doação de sangue por parte de alguns indivíduos. Dentre eles, alguns, como que a doação de sangue engorda, pode transmitir doenças ou de que é dolorosa, são comprovadamente falsos e é essencial que essas dúvidas sejam sanadas.


                     Portanto, dado o exposto, pode-se observar algumas das razões da ineficiência brasileira na coleta de sangue. Assim, cabe ao Ministério da Saúde a contratação de comunicadores digitais, como “youtubers” nacionalmente conhecidos, devido ao seu grande poder de influencia sobre os jovens, com o objetivo de sanarem dúvidas comuns relacionadas a doação de sangue e de sensibilizarem os indivíduos a doarem, para que se aumente a quantidade de doadores voluntários no país. Assim, mais um passo será dado na direção de se popularizar a doação de sangue no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!