ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Após a perda de sua filha, um casal decide, rapidamente, doar seu coração para que ao menos a vida de outra jovem pudesse ser salva. Este é o panorama altruísta retratado na série americana "Chambers", no qual ao se relacionar com o hodierno cenário tupiniquim relativo à doação de órgãos, revela-se a divergente mentalidade assombrada pela ignorância popular e ausência de políticas de incentivo.


Em primeiro plano, é notável que, o corpo social, majoritariamente, encontra-se alheio ao contexto de doação de órgãos. Para Platão, filósofo grego da antiguidade, em sua teoria de reminiscência, o ser humano não recebe o devido impulso ao conhecimento, fazendo com que seja cercado de ignorância e suscetível a ações negativas. Logo, diante a falta de informações no que tange à temática, ocorre a priorização de valores culturais e materialistas acerca da posse e destinamento de partes corpóreas, desde que existam condições favoráveis para a doação.


Outrossim, a falta de medidas governamentais para incentivo acentua o desinteresse por parte de potenciais doadores. Diante o processo de doação, os envolvidos enfrentam diversas questões emocionais, físicas e psicológicas, dentre as quais podem desencadear motivações para desistência caso seja apresentada a possibilidade. Sendo assim, evidencia-se o escasso esforço referente ao acompanhamento e apoio profissional direcionado a potenciais doadores e seus familiares-que em muitos casos são responsáveis por tomar a decisão de permissão-, fatores responsáveis pelo fortalecimento e sucesso deste processo.


Em virtude dos fatos supracitados, é imperiosa, por parte do Ministério da Saúde em conjuntura com os mais diversos meios midiáticos, a promoção de campanhas que elucidem a importância de se doar órgãos, visando, assim, romper com a ignorância que inflama o egoísmo material. Também, por parte do Estado, deve-se ofertar apoio psicológico e remuneração financeira para doadores como forma de incentivo e gratidão, a fim de exaltar as batidas do altruísmo que a sensibilidade dos corações podem oferecer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde