ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

O desenvolvimento econômico das últimas três décadas fez o Brasil ocupar espaço entre as dez potências mundiais, entretanto, é decrescente o avanço social e da saúde pública em relação à doação de órgãos. Tal panorama, além de contrário à posição econômica do país, é fruto não só da inobservância estatal da seriedade da deficiente infraestrutura na saúde nacional, mas também do desconhecimento da população ao procedimento, assim, duvidando da segurança da doação e atrofiando a sua empatia.


A princípio, é nítida a péssima infraestrutura do serviço público de saúde, uma vez que cerca de 70% dos órgãos doados não são utilizados a tempo, de acordo com a ABTO( Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). Esse cenário é razão da alta complexibilidade de um transplante e da necessidade de equipamentos de qualidade para a realização do procedimento. Desse modo, é quase inexistente a participação do Poder Público no esforço para a mudança dessa realidade, posto que a situação da saúde nacional e a eficiência de transplantes só decresce, o que causa mais desconfiança nas famílias: responsáveis na autorização das doações.


Vale pontuar, ainda, que a dúvida da população na segurança do procedimento é diretamente ligada ao desconhecimento da sociedade do processo e do quanto a doação de órgão é importante para salvar vidas. Além disso, a desinformação da população é consequência da inexistência do assunto em constante pauta em Instituições formadoras de opinião, o que exercita ainda menos a empatia. Paralelamente a isso, o sociólogo Zigmunt Bauman afirma que na sociedade atual vive-se em uma modernidade líquida, onde as pessoas passaram a se retrair socialmente.


Logo, para que se minimize o desperdício de órgãos doados, urge ao Estado criar, por intermédio de investimentos, projetos que visem aumentar e adaptar a infraestrutura de hospitais, locais de pronto socorro e veículos de emergência para procedimentos de transplantes. Ademais, cabe ao Ministério da Educação(MEC) criar, por meio de verbas governamentais, políticas públicas que promovam publicidades que informem a população da importância da doação de órgãos e da segurança do procedimento, a fim de, através do debate, fomentar a atuação, conforme o filósofo Habermas defende que a linguagem é uma forma de ação. Somente assim, será possível aumentar a empatia social e, ainda, igualar a posição de desenvolvimento social ao econômico do país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado