ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Decretada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à sáude e ao bem estar social. No entanto, as dificuldades da doação de órgãos no Brasil impossibilita que parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Atualmente ocupando a oitava posição na economia mundial, conforme o FMI (Fundo Monetário Internacional), seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de saúde eficiente. Contudo, a realidade é justamente oposta e o resultado desse contraste é refletido na falta de infraestrutura dos hospitais públicos para lidar com casos de transplantes. Pouco é divulgado sobre a importância da doação, desse modo a população fica desinformada. Segundo Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, a educação é a arma mais poderosa que alguém pode usar para mudar o mundo, dessa forma, percebe-se que a conscientização é de suma relevância.
Conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), um único doador pode salvar mais de 20 pessoas e o número de doadores efetivos no Brasil subiu de 13,1 por milhão de habitantes para 14 por milhão no segundo trimestre de 2016, mas, ainda assim é um número insuficiente. Vale salientar, ainda, a dificuldade em compreender o conceito da morte encefálica como impulsionador do problema, que muitas vezes é confundido com o coma pelas famílias. O projeto de lei (PL 3.176/2019) coloca a doação de órgãos e tecidos como sendo de consentimento presumido, ou seja, caso a pessoa não se manifeste contrária à doação, ela é considerada doadora.
Portanto, é indubitável que medidas são necessárias para resolver esse problema. Investimentos em infraestruturas de hospitais públicos através do Ministério da Saúde são necessários para o aumento do sucesso dos transplantes. Também é dever do Estado aprovar o projeto de lei citado e fazer propagandas e campanhas que visem a conscientização da população acerca do tema, a fim de consolidar valores morais e éticos nesta geração e nas futuras.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde