ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

            Tati Bernardi em suas falas sempre exaltava “Se quer dar seu coração a alguém, faça o cadastro como doador de órgãos, compensa mais”. O Brasil é um dos países mais decadentes quando se trata em doação de órgão. Após a mudança da lei em 2001 em que a família é responsável pelos órgãos do morto, ocasionou uma catástrofe em que à mais procura por órgãos do que a oferta pelos mesmos.


            Em primeiro lugar, nota-se que após morte encefálica a família se torna apreensiva na espera pelo milagre, a chance é de apenas 1% para que a pessoa volte a vida, porém para familiar é uma decisão difícil a ser tomada. Contudo, se a pessoa antes mesmo da morte se declara doadora pouparia a família de toda dor e sofrimento, e contribuiria para salvar o seu próximo, fazendo jus ao “Amai ao próximo sobre todas as coisas” que se encontra nos mandamentos da bíblia sagrada.


            Em segunda instância, além da carência por órgãos, encontra-se uma decadência no sistema de transplante brasileiro, onde em muitos dos casos o doador não recebe os cuidados necessários e ao chegar ao local o órgão não se encontra viável para doação. Todavia, de nada vale a oferta ser grande para atender a todos, enquanto o sistema não toma seus devidos cuidados.


            Ao analisar os fatos supracitados ao logo do texto, nota-se que os problemas são diversos quando o assunto é doação de órgãos. Portanto, é cabível ao MEC uma melhor educação sobre o tema, pois pouco se sabe, por isso em muitos casos não acontecem as doações. Prefeitos e governadores mobilizarem as cidades com palestras e eventos públicos de informações sobre o tema proposto, depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas salvas pelo transplante, entre outros. Também, é necessário uma melhoria do sistema de transplante pelo Ministério da Saúde, muito se observa falha e descuidos para o determinado processo. Entretanto, é possível sim que a sociedade passe a ter uma visão diferente sobre o tema, basta terem as devidas informações necessárias.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde