ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

    A série médica americana "Grey's Anatomy", em diversos episódios apresentam as dificuldades para à doação de orgãos. Fora da ficção, a sociedade brasileira vive com o mesmo dilema devido não só a falta de informação, mas também a má atuação de equipes responsáveis pelo assunto. Sob essa premissa, entende-se que a problemática necessita de uma análise imediata para a compreensão. 


    A partir de tal afirmação, podemos averiguar que, segundo  dados da ABTO (Assoçiação Brasileira de Transplante de Orgãos) uma pequena parte das mortes encefálicas, decorrente da ausência de funções neurológicas, é revertida para doação de orgãos. Por certo, a falta de comunicação entre a família com o paciente ainda em vida e a não confiança em orgãos públicos de saúde - já que a questão é posto em palta apenas no momento de morte onde os familiares encontram-se em momento de delicadeza emocional devido a perca, são exemplos evidentes para que dificultem o processo. 


     Além disso, as equipes especializadas em conscientização sobre o assunto são má dividas em regiões, focalizadas em sua maior parte nas Regiões Sul e Sudeste em descrepância ao restante do país, não alcançando toda a população necessária. Tal fato, impossibilita um acrescentre a mais para que a taxa de doadores não cresça, pois, consoante o movimento Iluminista, uma sociedade só se evolui perante as limitações e necessidade do outro.


       Portanto, é evidente que medidas sejam adotas para a diminuição de tal ímpasse. O Ministério da Educação em conjunto com Orgãos Públicos de Saúde, devem aderir o programa "Juntos pelos Orgãos somos mais fortes!" que consiste na conscientização da populção por meio de cartazes, comerciais espalhados por todo o Brasil, e especialistas de sáude que informem sobre o assunto aos pacientes durante suas visitas de rotina aos hospitais. Ademais, é válido acrescentar a discussão de tal assunto nas aulas de biologia na grade do ensino médio para que incentive ainda mais a comunicação familiar. Tais ações, visam o aumento continuo da taxa de doação de orgãos para que situações presentes em "Grey's Anatomy", ocorram cada vez menos na sociedade Brasileira. 


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde