ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

A obra “Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, singularizada pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, no Brasil, por ter um sistema de doação de órgãos falho, devido à falta de profissionalismo e negligência estatal, impede a população de alcançar a realidade descrita por More.


 
Em primeiro lugar, vale salientar a ausência de ética em alguns profissionais, como fator determinante na ineficiência desse sistema. O programa “Fantástico” da Rede Globo, desde 2015 vem denunciando esquemas de corrupção na saúde pública, onde médicos marcam cirurgias desnecessárias por comissão e recebem propina. Diante desse fato, é evidente que os números baixos de doação, em parte, ocorrem devido à desconfiança de doadores em relação à saúde pública. Dessa forma, essa última se mostra corrupta e fraudulenta, prejudicando indiretamente os que se encontram na fila de espera.


 
Ademais, ainda há a negligência do Estado em difundir informações acerca de dados importantes. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, cerca de 6 mil pacientes foram diagnosticados com morte encefálica, mas por volta de 4,2 mil não se tornaram doadores pelo fato de a família ainda ter esperança de sobreviverem. Diante do exposto, observa-se a falta de informação da população visto que é de suma importância, para que haja doação, a consciência de que tal situação não pode ser revertida. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgente.



Portanto, são necessárias medidas para resolver essa problemática. O Ministério da Saúde, deve incorporar uma postura mais rígida em relação ao sistema de doação de órgãos, por meio de políticas mais duras e maior transparência com o que ocorre na saúde pública, para combater as falcatruas presentes nela. Além disso, o governo deve promover campanhas de doação, panfletos informativos e palestras escolares sobre morte encefálica para que as famílias possam compreender melhor os processos envolvidos. Só assim, a coletividade brasileira poderá alcançar a sociedade descrita por More. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde