ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

  Desde as denominadas revoluções industriais e ascensão do capitalismo o mundo vem, demasiadamente priorizando produtos e mercados em detrimento a valores essenciais. Assim, notam-se desafios ligados a doação de órgãos no Brasil, mesmo com o aumento de transplantes,segundo o Governo Federal, como a limitação do salvamento de vidas. Seja por concentração de médicos especializados, seja por falta de conhecimento sólido. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro relacionado a esses aspectos. 


  Em primeiro plano, é importante ressaltar que um dos limitantes do ato da doação é a falta de investimento mais amplo de mão de obra nos lugares menos desenvolvidos. Na qual, gera uma concentração de médicos em determinada área. Segundo Émile Durkheim, a sociedade é comparada como um corpo biológico, que interagem entre si e para ser igualitário é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos. Porém, ainda tem sido um impasse para os pacientes que esperam por um órgão usufruirem dos seus direitos, como o direito á vida e ao bem- estar, pelo fato da desigualdade. 


 Em segundo plano, convém enfatizar que o assunto doação de órgãos é muito exposta, principalmente pelas mídias. Porém de uma forma autoritária, como "Doe orgãos", não como propagandas que geram conhecimentos sólidos, como a diferença que pode fazer na vida de alguém, ou na devoluçaõ da vida e bem estar daquele que espera. Debaixo desse entendimento, pode-se comparar com a modernidade líquida de Zygmunt Bauman, o sociólogo, em que a sociedade é bombardeada de informações, no entanto com pouco aprofundamento. Na qual, devem ser descutidas pelas mídias para o incentivo de novos doadores. 


 Fica claro, portanto, que apesar do aumento a doação de órgão tem sofrido alguns impasses. Desse modo, é imperiosa a ação do governo, que deve, por meio de investimento em médicos especializados em áreas pouco desenvolvidas, com o fito de alcançar toda a sociedade e garantir os seus direitos. Cabe também, as mídias sociais, trazer informações mais explicativas e que conduz a um amplo entendimento, através de videos de doadores e receptores, com a finalidade de ter indíviduos com o real conhecimento e sua importância. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde