ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

      É possível afirmar que, devido aos avanços na área da medicina, tornou-se possível salvar vidas através do transplante de órgãos. Contudo, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mesmo com o aumento no número de doadores nos últimos dois anos, ainda esta abaixo do potencial esperado. Isso se deve, a fatores sociais em consonância com estruturais da realidade hospitalar brasileira.  


        É sabido que, ainda hoje, muitos brasileiros são céticos referentes à doação de órgãos, principalmente, quando a causa da morte é encefálica, uma vez que os outros órgãos continuam funcionando normalmente. Isso se fundamenta, no fato de que, mesmo o Brasil sendo um país laico, segundo dados do IBGE 64,6% da população brasileira é cristão. Sendo assim, mesmo com o diagnostico dado pelo médico de que não há forma de reverter o quadro do paciente nestas condições, muitas famílias embasadas pela fé alimentam a esperança de que ocorra um milagre divido. Ademais, pouco se fala a respeito desse tema na sociedade. Neste sentido, é preciso mais informações e esclarecimentos com o intuito de formar mais doadores.


       Além disso, segundo dados da OMS, nos últimos anos um pouco mais de 30% dos órgãos doados puderam ser aproveitados. Isso se deve a falta de estrutura dos hospitais públicos de grande parte do território brasileiro, visto que para o procedimento seja bem sucedido é necessário que se tome cuidado intensos com o corpo do doador como ventilação e equipamentos adequados. Sendo assim, conclui-se que essa deficiência no serviço público é um grande entrave para os avanços a respeito do transplante de órgãos.


         Portanto, o Governo Federal deve  promover campanhas na TV aberta informando e  incentivando a população a ser doadora de órgãos,buscando esclarecer  e levantar este assunto na população, incentivando as pessoas sobre os benefícios que isso ira trazer para quem recebe os órgãos.Para que ainda em vida eles possam comunicar com a família que serão doadores.Como também,resolver os problemas estrutural dos  hospitais públicos que é um problema antigo persistente,equipando-os adequadamente,uma vez que saúde deve ser uma das prioridades na agenda do governo.Para que assim,o país possa avançar nesta questão que é essencial,pois trata-se de salvar vidas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde