ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

No seriado estadunidense Dr. House, o protagonista influencia um pai a doar seu fígado ao seu filho que estava em coma. Esse procedimento realizado foi crucial para evitar a morte precoce do jovem internado. Semelhante à trama, milhares de brasileiros necessitam anualmente de transplante de órgãos para garantir sua saúde, tendo-o dificultado tanto pela falta de informação popular quanto pela ineficácia do Estado.


Antes de tudo, é necessário analisar o tabu em relação à doação no Brasil. A esse respeito, centenas de órgãos são diariamente inviabilizados pela falta de conhecimento sobre sua importância. Sobre isso, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de órgãos - ABTO, mais de 40% das famílias recusam a possibilidade de cessão de um parente falecido, seja por desconhecimento da sua extrema importância ou simplesmente desconfiança com o processo realizado. Desse modo, a falta de entendimento sobre o assunto acaba por impossibilitar a disseminação dessa prática, necessitando, portanto, de mudanças.


Além disso, a validação da lei não sai do âmbito teórico. De fato, está presente na lei máxima, a Constituição Federal de 1988, a reafirmação do direito à vida por meio de transplantes à necessitados, sendo esse privilégio inviável tanto pelos quesitos de infraestrutura hospitalar quando a propagação dessa medida ao povo. Nesse sentido, consoante ao filósofo Thomas Hobbes, o Governo tem como obrigação conceder o bem-estar à população, porém essa realidade não condiz com o Brasil, uma vez que a realização de medidas essenciais aos doentes não são efetivadas, resultando em filas gigantescas no sistema de sáude pública.


Diante o exporto, medidas são inevitáveis para garantir a doação de órgãos na nação. Posto isso, urge ao Ministério da Saúde, por meio de campanhas publicitárias, demonstras a necessidade dessa prática. Tal medida será realizada nas mídias sociais e televisão, principais veículos de comunicação hodiernos, na finalidade de ampliar os doadores no cenário nacional, diminuindo as filas de espera e salvando vidas, semelhante ao ocorrido no seriado.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde