ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

          Na obra ´´ Raizes do Brasil’’, do escritor Sergio Buarque, é possível perceber o cidadão brasileiro como um ser cordial que age de acordo com o coração, sendo carinhoso e solidário. No entanto, nota-se que ainda há um pensamento retrógado, em relação a doação de órgãos pelos brasileiros. Lamentavelmente, nessa perspectiva, no que tange os desafios da doação de órgãos , percebe-se obstáculos para doação de órgãos, no Brasil, em virtude da falta de conhecimento por parte dos familiares e pela falta de empatia.


       Em primeira análise, vê- se que a escassez de informação é um fator determinante para que haja ainda desafios em relação a doação de órgãos. Infelizmente, em 2018, 43% das famílias, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), recusaram a doação de órgãos de seus parentes após constatar a morte encefálica do possível doador. Ano passado, o número de doadores de órgãos vinha crescendo no Brasil, segundo a ABTO. Entretanto, neste ano, entre janeiro a março, observou- se que a taxa de efetivas de doadores caiu, cenário entristecedor, visto que o número de doadores deveria aumentar, pois promove expectativa de vida de pessoas que precisam desses órgãos.


         Como já dizia o escritor Frank Kafka , ´´ A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana ´´. É indubitável que, a falta de empatia, seria o segundo fator que propicia os obstáculos para doação de órgãos, uma vez que a população brasileira tem dificuldade de se ´´colocar no lugar do outro ´´. Já os holandeses, aprovaram uma lei que, a partir de 2020, decretará que todos os habitantes saudáveis da Holanda serão considerados automaticamente doadores de órgãos. Portanto, nota-se que, a maioria dos brasileiros só se solidarizam com suas próprias necessidades, isto é, só quando uma adversidade afeta suas vidas tornassem solidário ao contexto.


           Dessa forma, o Ministério da Saúde deve administrar  ações de merchandising social , por intermédio de inserção , em obras de arte, tais como filmes, telenovelas e seriados , de temas que abordem questão da importância da doação de órgãos, promovendo a conscientização de ser um doador e de como é fundamental notificar sua família sobre sua escolha. Somente assim, a taxa de doadores aumentará. A doação de órgãos é um ato de solidariedade e amor, por isso deve ser promovido .

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde