ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

                Em pleno Século XXI, com avançados conhecimentos Biomédicos, a Doação de Órgãos, no Brasil, permanece um Tabu. Desencorajado pela presença do Tráfico de Órgãos dentro da esfera médica, e desmoralizado pela extrema deturpação de valores vinda de uma tradição religiosa de apego “post mortem”, o Transplante donativo é uma prática necessária na saúde pública que sofre de um desgaste prejudicial à sociedade.


                É notório o medo do brasileiro de ser doador de órgãos, devido à existência de médicos que, ao se informarem da qualificação do paciente, descumprem com seu dever de manutenção da vida em detrimento da obtenção de órgãos destinados ao mercado negro. A Ética, segundo Sócrates, está sempre subordinada à legislação, que delimita a civilização e a barbárie. Nesse sentido, é nítido que o Código de Ética Médica não é simplesmente uma categorização de bons costumes profissionais, como é difundido na sociedade; é subordinado à legislação constitucional, e seu descumprimento, portanto, é uma infração penal. Logo, carece, no país, o cumprimento das normas de Ética Médica, que prejudica não só os transplantes, mas toda a estrutura de saúde brasileira.


                Ademais, existe no país uma grande manobra de desinformação na sociedade, decorrida de uma hegemonia religiosa, que reafirma o apego carnal aos falecidos, em detrimento de possíveis vidas salvas por um órgão doado. Segundo Gramsci, a manifestação hegemônica na sociedade se dá por uma dominação ideológica consentida. Sendo assim, observa-se, no Brasil, uma hegemonia religiosa, que define valores e condutas sociais que ultrapassam os limites da saúde pública e do bem-estar social, e, portanto, deve ser tratada com fatos, informações e uma educação pública que pondere razoavelmente acerca de um assunto que é  efetivamente de saúde pública.  


                Por fim, observam-se duas práticas que devem ser combatidas de maneiras opostas. Por um lado, cabe aos Conselhos Regionais de Medicina, em conjunto com os hospitais, instaurarem uma fiscalização eficiente e ostensiva, que tome conhecimento desde a entrada de pacientes doadores à saída de transplantes donativos, com objetivo de prevenir quaisquer desvios ocasionados por atividades ilícitas, tornando o processo de doação de órgãos seguro e respeitado. Por outro lado, o Ministério da Saúde deve propagar informações sobre a existência de pessoas que necessitam de transplante, e quaisquer informações válidas acerca do processo de doação, se utilizando das redes sociais, panfletos e outros meios de comunicação, para combater a desinformação e a hegemonia que impede que órgãos sem uso salvem vidas no país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado