ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

A série Grey's Anatomy, que apresenta o dia a dia de médicos e residentes do hospital Seattle Grace, mostrou em uma de suas temporadas, o drama vivido pelo paciente Denny Duquette, que representa fielmente algo que ocorre diariamente nos hospitais brasileiros - longa fila de espera por um transplante de orgão no Brasil -. Em relação a esse contexto, percebe-se dificuldades na doação de órgãos no Brasil. Desse modo, a falta de autorização da família para aceitar que seu ente seja um doador e o pouco investimento nos centros de saúde, estão contribuindo para o agravo do problema mencionado.


Em primeira análise é cabível salientar, que a falta de compreensão sobre o tema é um forte contribuinte para que a família não aceite que a doação de órgãos seja realizada. Segundo o ABTO (Associação Brasileira de Transplante de órgãos), apenas 1800 doações das 6 mil possivéis em 2012 foram autorizadas pelas famílias dos pacientes com morte cerebral, provando a importância de profissionais da área estarem capacitados para serem fontes de esclarecimento, além de serem empáticos, nesse momento de perda familíar.


Ademais, convém frisar, que a falta de investimento nos centros de saúde, estão ajudando para o aumento de pacientes na lista de espera. Segundo o G1, mais de 30 mil pacientes estão nessa lista. Além disso, de acordo com a mesma fonte, o Brasil, ainda está se especializando em transplante cirúrgico. Isso, só agrava a situação dos pacientes, pois, muitos deles estão em estado crítico, podendo não suportar até sua chamada.


Assim, medidas são necessárias para enfrentar o problema da doação no Brasil. É imprescindível que o Ministério da Saúde (M.S), faça uso de vídeos autoexplicativos, utilizando médicos em sua explicações. Os vídeos será postado em Redes Sociais, como o "Facebook" e "Twitter", para esclarecer eventuais dúvidas sobre a doação. Além disso, deve-se utilizar da verba do M.S, para disponibilizar utensílios cirúrgicos e amplicar o número de médicos e enfermeiros. Tornando eficiente as cirurgias de transplante e evitando casos como de Denny Duquette.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde