ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Promulgada pela ONU (Organização das Naçõea Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os individuos o direito a saúde e ao bem-estar social. Contudo, a Doação de Orgãos no Brasil, impossibilita que parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Isso ocorre devido não só a negligência do Ministério da Saúde, como também a falta de conhecimento da população a respeito da temática.



Antes de tudo, é indubitável que a negligência do Ministério da Saúde esteja entre os diversos impulsionadores desse problema. Dados do IBGE mostra que 71% dos órgãos doados no Brasil não puderam ser utilizados devido a falta de infraestrutura dos hospitais publicos do País. Conquanto, o resultado desse contraste é claramente refletido na doação de orgãos no Brasil, visto que, diversos individuos estão em filas enormes esperando por um transplante. Diante do exposto cabe avaliar medidas a fim de evitar que esse tipo de impasse se agrave cada vez mais.



Ademais, faz-se mister, ainda salientar a falta de conhecimento da população como um dos causadores do problema. De acordo com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, ''A educação é a arma mais poderosa que pode-se usar para mudar o mundo''. Diante de tal contexto, é notório e imprescindivel a atuação do Ministério da Educação com um melhor aprofundamento da temática na escola, especialmente para os adolescentes. Tendo em vista que  raramente esse assunto é uma pauta nas instituições de ensino.


Infere-se portanto que ainda há entraves para resolução dessa problemática, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério de Infraestrutura formulem maneiras de resolução da problemática, melhorando a estrutura dos hospitais publicos e adequando-os para o transplante de órgãos, afim de que possa diminuir a taxa de órgãos perdidos. E também, que o Ministério de Educação, juntamente com a mídia, destaquem mais, a partir de campanhas publicitárias e palestras nas escolas a importância desse ato de solidariedade que é a doação de órgãos. Somente assim, pode-se chegar a inibir esse impasse do Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde