ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

A princípio a doação de órgãos é um assunto recente, conforme a medicina foi se avançando houve um aumento da taxa de sobrevivência devido aos novos recursos e medicamentos. Atualmente, nota-se que a doação tornou-se um fator essencial para o índice de vida, no entanto há pessoas que recusam se a fazer esse ato e além disso, a falta de recursos para o tratamento desses órgãos estão gerando ainda mais o crescimento de mortes.


Sobretudo, nota-se de que desde que a doação de órgãos tornou-se facultativa o seu índice diminuiu. Isto é, muitas famílias que ficam responsáveis por isso, por questões étnicas ou religiosas optam por não doar e acabam prejudicando a vida de muitos outros pacientes. Por exemplo, em um dos episódios da série Grey's Anatomy relata a situação de uma família que não aceita fazer uma doação devido às suas crenças religiosas e tal ato acelera o nível de mortalidade do paciente que estava necessitado. Tal fato, mostra que é necessário que haja uma certa tolerância, visto que um pensamento egoísta pode gerar enormes consequências.


Ademais, além da dificuldade de se encontrar doadores, os hospitais não possuem recursos suficientes para manter um órgão estavél. Visto que, conforme o Ministério da Saúde o Brasil um país emergente, não disponibiliza verbas suficientes para a saúde pública. Ou seja a falta de recursos para o cuidado de órgãos é um grande fator para o crescimento de mortes. Por isso, é necessário que haja um aumento de verbas nos hospitais.


Portanto, medidas são necessárias para que haja a diminuição da mortalidade causadas pela falta de doação. Logo, o Ministério da Saúde em parceria com a mídia devem promover projetos que sensibilizem a população para esse ato, através de campanhas e horários comerciais, a fim de demonstrar que essa atitude ajudará a manter a vida de uma outra pessoa. Além disso, o Governo Federal deve investir mais na saúde pública disponibilizando maiores verbas e recursos para que seja mantido estável o órgão doado. Visto que, através dessas medidas a população ajudará a manter uma sociedade saudável e com menor taxa de mortalidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde