ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

 O "Mito da Caverna" escrito por Platão na Antiguidade,retrata a situação de pessoas que negavam a verdadeira realidade devido ao receio de sair de sua zona de conforto.Essa obra é um retrato do presente,uma vez que, no âmbito social, pouco se discute acerca da doação de órgãos no País.Dessa forma,é essencial a análise no que tange à negligência do governo e das escolas.


  De fato,é notório o descaso do Poder Público para cumprir seu papel enquanto provedor dos direitos sociais,o que contribuí para a persistência dos desafios da doação de órgãos no Brasil.Segundo a Constituição de 1988,é dever do governo garantir o direito da população à saúde. No entanto,esse fato evidencia um enorme contraste com a realidade,visto que, em muitos hospitais públicos não possuem a estrutura necessária para a realização das cirurgias de doação de órgãos,e os pacientes que precisam desse material biológico precisam esperar durante muito tempo para o procedimento cirúrgico. Logo,para esse problema seja atenuado,é fundamental a intervenção governamental nessa situação.


  Além disso,são mínimas as ações das escolas em orientar os estudantes.De acordo com as ideias de Durkheim,o âmbito educacional é uma base para a formação intelectual e cidadã do indivíduo,entretanto,se for fragilizada haverá falhas nesse processo. Sob esse viés,tal situação é recorrente ,já que,nas salas de aulas não são abordados temas relativos à necessidade da empatia no cenário brasileiro. Assim, dificultando que os alunos possam ser futuramente doadores de órgãos.


Portanto,urge que o governo invista na melhoria de hospitais públicos para serem realizados cirugias de doação de órgãos, a fim de reduzir o tempo de espera dos procedimentos.Ademais,é dever das escolas orientarem os estudantes sobre a importância da empatia para o tecido social por meio de gincanas educativas e disponibilizarem materiais didáticos,como apostilas e e-books,com o intuito de incitar uma postura mais solidária dos jovens futuramente. Afinal,somente assim a realidade não continuará sendo a concretização do "Mito da Caverna".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde