ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Doação de órgãos no Brasil


Segundo o filósofo Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de maneira coletiva e universal. Todavia, essa ação está deteriorada no contexto brasileiro, já que, a necessária doação de órgãos enfrenta imbróglios. Isso ocorre, ora, pela falta de doadores e de autorizações de familiares, ora, pela falta de estrutura hospitalar para efetuar o processo de transplante.


A priori, por um lado, existe a carência de pessoas dispostas a doar órgãos e tecidos. Conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a cada um milhão, apenas quinze pessoas doam órgãos. Visto que, não há o assunto e comentários sobre a importância da doação na grade curricular do ensino, a população acaba por não confiar nesse processo hospitalar ou querer contribuir para com este. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação (MEC) reparar os danos dessa problemática.


Por outro lado, não é apenas a falta de informação nas escolas que prejudica a doação de órgãos, a falta de estrutura hospitalar é um dos principais impasses para efetivar essa conjuntura também. De acordo com o presidente da “ABTO” Lúcio Pacheco, a má distribuição das equipes que realizam transplantes de órgãos e tecidos existe nos hospitais. Atreladas à problemática, as prefeituras não se certificam das necessidades dos hospitais nesse setor. Assim, a desvalorização deste perante o ponto de vista do governo e da sociedade aumenta. De modo que, cabe ao governo aumentar os insumos desse setor.


Portanto, em vista do supracitado, além do descaso para com o transplante de órgãos no âmbito educacional, também existe a ausência desse olhar cuidadoso no âmbito político. Logo, urge que o Poder Executivo incentive equipes de transplantes, por meio de taxas monetárias e equipamentos adequados para esse setor hospitalar, para que o número de operações seguras e efetivas aumentem. Ademais, o “MEC” deve, concomitantemente, incluir o tema “a importância da doação de órgãos” na grade curricular da matéria de biologia, através de palestras e das apostilas didáticas, para aumentar os potenciais doadores. Desse modo, o princípio da ética definido por Kant estará presente na sociedade brasileira.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde