ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Doação de Órgãos no Brasil

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doações de Órgãos e tecidos, e por esse motivo foi estabelecido o “Setembro Verde”, que tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância de ser um doador de órgãos. Contudo, apesar dos incentivos à doação ainda é uma barreira a ser enfrentada, visto que há uma grande dificuldade que a família doe os órgãos de seus falecidos, além disso a falta de infraestrutura hospitalar e a má distribuição dos profissionais impedem essa iniciativa. Logo, é importante salientar que essas problemáticas relacionadas à doação de órgãos acarreta em consequências à sociedade.


 



A priori, nota-se a ausência de conhecimento sobre morte encefálica- perda total e irreversível da função cerebral- por parte dos familiares, que na maioria dos casos não acreditam no laudo médico por não confiarem no sistema de saúde de seu país, dado que apesar da perda das funções o indivíduo ainda mantém seus órgãos vitais vivos por ajuda de aparelhos. Na série norte-americana Greys Anatomy, mostra que apesar da reluta dos familiares em coincidirem com a doação os pacientes podem ter um documento que afirme ou não ser um doador. Fora da ficção, no Brasil, ja existiu uma documentação que informava o mesmo, mas foi revogada, sendo assim o transplante só pode ser realizado sem a autorização da família, pondo fim ao consentimento presumido -todo brasileiro que não registrasse sua vontade, em vida, era um doador.


 



Ademais, a falta de infraestrutura é um outro fator que agrava a dificuldade em se transplantar um órgão. A escassez de leitos disponíveis e de equipamentos que comprovam a morte cerebral do paciente junto a má distribuição dos profissionais nas UTI’s como enfermeiros, médicos e psicólogos para dar apoio a família do paciente, ocasionam a perda do órgão. A  faculdade de medicina da USP divulgou uma tabela distribuição de médicos por cada estado, onde por exemplo o Rio de Janeiro possui 3,62 médicos a cada mil habitantes, em contrapartida na Bahia 1,25  o que comprova a concentração de profissionais em poucas áreas do país.


 



Portanto, medidas são necessárias para combater essas problemáticas. Dessa forma, o Governo, por meio de auxílio monetário, deve promover palestras sobre o assunto com a ajuda de médicos especialistas como neurocirurgiões, para ensinar as pessoas a cerca da morte cerebral, e investir em equipamentos e suporte às redes hospitalares para um melhor atendimento. Ademais, a mídia, deve fortalecer campanhas como o “setembro verde”, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas para que demonstrem seu interesse em doar seus órgãos. Dessa maneira, o número de doares aumentariam e  o que ajudaria milhões de pacientes que necessitam de transplantes.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado