ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

     A moral de rebanho é um conceito da filosofia de Nietzsche,que afirma a existência de um  comportamento humano puramente submisso e refletido sobre os valores dominantes da civilização. Nesse contexto, a doação de orgão no Brasil ainda não é um comportamento dominante entre os brasileiro, devido os dilemas éticos da familia e ausência de infraestrutura para os procedimentos de doação.


       Em primeiro lugar, deve-se atentar que a familia torna-se a responsável na decisão da doação mediante a resformulação da Lei que até 2001 prévia que todo individuo com morte encefálica - lesão irrecuperável do encefálo por causa da interrupção definitiva de todas as partes da atividade celebrais - é um doador em potêncial, não seria necessário a permissão da família, mas hoje é diferente, devido aos dilemas éticos, em grande parte não aceita pois entra em conflito com a religião que alegam reverção no quadro clínico do paciente. Fica evidente, então que para que situações como essa não ocorra, seja decidida pelo paciente, que ainda em vida toma suas própria decisão, e não sendo movido pela situação emotivas,como a família.


        Além disso, é alarmante a ausência de infraestrutura para as procedimentos da doação, visto que 34 mil pessoas espera por um órgão. Prova disso, é que cerca de 71% dos órgãos doados no Brasil não puderam ser utilizados, pois os procedimentos requer vários cuidados e por não seguir com essas exigências prejudicava a remoção e o próprio transplante. Isso evidencia, a precária do sistema de saúde no Brasil que apenas promove mais mortes.


          Portanto,fica claro que a doação de órgãos no Brasil precisa de transformações, e não apenas um simples rebanho.Nesse sentido, cabe o Ministério de Saúde e da Educação juntamente com as prefeituras e escolas, deve promover discursões sobre o temas, por meio de palestras,propagandas nas mídias - com a presença de médicos e psicólogos - que possam debater sobre o assunto, afim de de desenvolver pensamentos mais críticos, desde a infância.Além disse, o governo precisa investir mais na infraestrutura para que não ocorra a perda de órgão. Assim como na filosófia de Nietzsche o comportamento humano por transforma hoje assim afetando o futuro.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


     

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde