ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

                                       As dificuldades da doação de órgãos 


                O filme estrangeiro ''Não me abandone jamais'' retrata uma história de 3 jovens que cresceram em uma instituição com o proposito de criar pessoas para serem exclusivamente doadores de órgãos,devido a escassez desse ato. Apesar de retratar uma ficção, o longa não se distância da situação atual no Brasil, onde há uma alarmante baixa no número de doações, isso se deve a uma falta de debate sobre o assunto com a população.


                       Essa carência de informações pode ser notada durante o processo em que há um paciente com morte encefálica, onde é requisitado aos familiares uma autorização para à transferência, pois a maioria é negada devido a essa falta de propagação sobre o assunto. Segundo a ABTO apenas 1800 doações das 6 mil possíveis em 2012 foram autorizadas.Logo essa ausência de esclarecimentos faz com que a reação imediata seja a negação, pois não há uma circulação maior de propagandas ou campanhas que expliquem o processo, orientem sobre o tema e que desmintam notícias falsas, assim prejudicando quem aguarda na lista de transplantes. 


                     Outrossim a inexistência sobre o assunto nas aulas de biologia colabora para os desafios enfrentados, onde seria necessário para maiores esclarecimento sobre a temática.Outro fator importante a ser levado em consideração que contribuiria para o melhor processo de doação é a criação de um documento que comprove que uma pessoa quer ser um doador, deixando explícito sua opção por esse gesto caridoso, pois como acreditava o escritor Franz Kafka , a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. 


                           Em suma, ratifica-se que a doação de órgãos no Brasil deve ser discutida devido a uma escassez desse ato, prejudicando vidas que podem ser salvas. Sendo necessário a implementação sobre o assunto nas escolas no ensino médio por meio de uma colaboração entre o ministério da educação e da saúde, também maiores campanhas de conscientização feitas pela ABTO por meio de mídias socias ou propagandas televisivas para uma maior transmissão de informações.


 


                            


                        

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde