ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Durante a idade média, o acontecimento de pandemias dizimaram parte da população europeia e contribuíram para a formação de pensamentos negativos a ela, muitas doenças foram erradicadas pela contribuição dos avanços medicinais. Hodiernamente, no Brasil, tais avanços possibilitaram a fixação de um sistema de saúde pública do Brasil (SUS), considerado o grupo público que mais realiza transplantes de órgãos no mundo. Contudo, a falta de informação sobre esse assunto faz com que a quantidade de doadores brasileiros seja insuficiente para a demanda. Assim, caba analise acerca das causas, consequências e possível solução da problemática.


Em primeiro lugar, vale destacar a abjuração do vinculado ao uso de campanhas que informe e incentive a doação é um dos principais fatores disso. Em um reality show famoso entre os brasileiros, um dos participantes questionou a doação de órgãos "como vou chegar no céu, sem olho". Logo, tal fato evidencia como a falta de conhecimento e de ações governamentais então a vida das pessoas, geram de ideias errôneas do que seria a doação de órgãos.


Ademais, Vale também destacar os efeitos desse impasse. De acordo com a associação brasileira de transplantes de órgãos (ABTO), em 2017 a taxa de doadores cresceu 14%, todavia ainda é insuficiente para os pacientes nas filas de espera. Além disso, a família é o principal agente nesses casos, uma vez que é responsável por autorizar ou não a doação. Segundo a fonte anterior, apenas 58% delas aceitam, por conseguinte muitas pessoas perdem a oportunidade de uma nova chance. 


Evidencia-se, portanto, que mudanças são necessárias para combater os desafios enfrentados pelos indivíduos à espera de órgãos no Brasil. Desse modo, o governo, em parceria com o Ministério da Saúde, deve buscar meios para educar a população sobre quem e como acontecem as doações. Isso deve ocorrer por meio de palestras e campanhas, que, ao serem realizados em postos de saúde, orientam a sociedade no sentido de buscar informações de fontes seguras, possibilitando a formação de famílias bem informadas ,e consequentemente , o aumento de órgãos para doação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde