ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

   Revertendo e Aceitando 


 A Revolução Industrial no século XX, foi o marco principal para o avanço tecnológico. No contexto atual, no Brasil, a doação de órgãos vem sendo um desafio, por conta de dois principais fatores : 1° a falta de avanço tecnológico que por consequência resulta na deficiência de infraestrutura em hospitais e 2° pelo fato da alta taxa de negatividade familiar. Diante disso,  fica explícito os dois maiores motivos pelo qual a doação vem sendo um impasse. Visto isso, esse problema precisa ser resolvido não só pelo poder público mas também pelas famílias.


A princípio, no Brasil há uma falta de infraestrutura nos hospitais. Por causa disso, encontra-se órgãos sendo desperdiçados por estarem em conservação inadequada para doação. Prova disso é o relato da " Secretaria Estadual de Saúde" que 60% dos fígados que seriam para transplante em São Paulo são recusados, e isso ocorre devido as más condições do órgão. Ou seja, isso não aconteceria se estivessem bem armazenados.


 Ademais, outro fator do desafio para a concretização da doação são as famílias, que por conta da falta de conhecimento sobre o que é a morte encefálica, optam em negar a remoção dos órgãos de seu familiar. Em síntese, esss ato pode ser observado pela 3° lei de Isaac Newton " para toda ação existe uma reação", nesse sentido, a ação seria a falta de conhecimento das famílias e a reação a negatividade gerada pelo desconhecimento, assim, levando as famílias a terem receio e acaba negando a doação.


 Diante do exposto, conclui-se que a doação de órgãos no Brasil enfrenta desafios. E portanto, cabe ao Ministério da Saúde, investir em recursos, como  equipamentos e materiais para armazenar os órgãos, para obter uma conservação eficaz e assim,  acabando com os desperdícios e como objetivo realizar o máximo de doações possíveis. Além disso,  a equipe dos hospitais responsáveis pela captação de órgãos deve esclarecer para as famílias que a morte encefálica já é morte, pois ocorreu uma parada irreversível no cérebro causando falência dos organismos. Com isso, a 3° lei de Newton será revertida e então as famílias aceitaram a doação de órgãos sem medo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde