ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

 Promulgado em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à liberdade de escolha, à saúde e informação. Entretanto, esse estatuto não é perfeitamente efetivado no atual cenário global, sobretudo no Brasi. Isso se deve ao fato da precariedade nas estruturas hospitalares e deficiência de conhecimento. Dessa forma, há um prejuízo na eficácia de doar órgãos. 


 Em primeira instância, uma boa insfraestrutura é um dos principais pontos para o desempenho da saúde. O jornal Folha de São Paulo publicou que o Brasil desperdiça metade dos órgãos úteis. Destarte, fica evidente, portanto, que um dos fatores para o desaproveitamento destes é a ineficácia dos hospitais em manter os órgãos vivos até sua retirada. Dessa maneira, provoca óbito a uma grande parte da população que poderia ser salva pelo transplante.


 Ademais, a aplicação do conhecimento ainda é uma problemática. Por essa razão, grande parte da população brasileira até então não compreende quando e como tornar-se um doador, segundo Mario Sérgio Cortella, "Não basta ter informação, é preciso saber o que fazer com ela". Além disso, há a recusa familiar de potenciais doadores que sofreram morte encefálica, por conta da religião ou principalmente pela ausência de instrução. Em conseguinte, o número de pacientes na fila de espera tende a aumentar a cada dia. 


 Em suma, são necessárias medidas que atenuem as doações de órgãos no Brasil e no mundo. Logo, é preciso que o Governo em parceria com os hospitais públicos e privados, criem projetos com estruturas completas, contendo máquinas que mantenham os órgãos vivos por mais tempo e salas de transplantes equipadas, para que assim seja mais viável e seguro salvar um maior número de enfermos. Outrossim, é necessário uma maior divulgação do assunto na mídia como também um maior auxílio, explicação e cuidado com os familiares do falecido. Então, será possível poupar a vida de inúmeras pessoas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde