ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Na série americana Grey's Anatomys, que mostra o cotidiano de médicos no hospital Seattle Grace, em um dos seus episódios , relata o cotidiano do personagem Denny Duquette que vive seus dias a espera do recebimento de um novo coração. Longe da ficção, contudo , o cenário é extremamente o mesmo , visto que nós hospitais brasileiros há uma imensa fila de espera para se obter órgãos. Nesse contexto , evidencia-se que existem muitas barreiras quanto a doações do órgãos na sociedade brasileira , seja por falta de conhecimento ou pela recusa da família.
A priori, cabe analisar a falta de informações sobre a importância da doação , posto que as propagandas publicitárias, tem cada vez mais negligenciado esse tema e levando assim as pessoas ficarem com medo de fazer essa prática. Essa problemática, acontece em um fluxo contínuo e colabora para um problema social com proporções cada vez maiores.
Ademais , vale destacar que o processo de doações de órgãos sofre um dilema familiar e religioso , no que tange a decisão da morte encefálica ou outras causas. Da mesma forma acontece,com a questão religiosa, uma vez que eles esperam que seus parentes recebam auxílios divinos e sejam curados.
Destarte , portanto , que medidas sejam tomadas para reverter essa problemática. Em primeiro lugar , é preciso que o Ministério da Saúde equipe os hospitais com psicólogos para ajudar a família a tomar suas decisões , com o fito de que sejam sanadas todas as suas dúvidas. Além disso , o governo por meio de campanhas midiáticas deve fazer uma ampla divulgação, que inclua propagandas televisivas e entrevistas com especialistas em jornais. Dessa maneira , espera-se que o problema não componha mais a realidade do país, contribuindo assim para que existam poucas pessoas na mesma situação do Denny Duquette.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde