ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

 Dificuldade: essa palavra expressa o que uma parcela da população enfrenta com o objetivo de conseguir uma doação de órgão no Brasil. Isso decorre devido às listas de espera para se receber um transplante conta com um grande número  de pessoas. Essa demora acontece pela baixa taxa de doações e um dos principais desafios para aumentar essas taxas é a de convencer a família de um possível doador. Também incluído nesse desafio está a má distribuição de equipes que realizam os transplantes.


 Primeiramente, há uma dificuldade em obter um doador de órgãos. A legislação brasileira estabelece que para realizar a doação em casos de morte encefálica, ela deve ser autorizada pela família. Assim, como em caso de morte cerebral é possível doar em vida, porém esse tipo de doação possui mais restrições, como a idade e condições de saúde. No primeiro caso, o número de vidas que o doador pode salvar é maior, contudo, o consentimento da família é difícil de obter, por causa da perda e falta de conhecimento sobre a morte encefálica.


 Outrossim, há uma carência de equipes especializadas em transplantes de órgãos em alguma regiões do Brasil, visto que a maioria concentram-se no Sul e no Sudeste. Portanto, quando ocorre uma doação em outros lugares, a distância é uma extensa barreia, porque um órgão não resiste muito tempo desde a retirada do doador até ser transplantado. Por isso, pela má distribuição das equipes, muitos órgãos são inutilizados, assim, agravando ainda mais as filas de espera de transplantes.


 Destarte, medidas são necessárias para reduzir a problemática sobre a doação de órgãos no Brasil. Assim, com a finalidade de aumentar a quantidade de doações, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com os hospitais promover uma campanha publicitária, na qual explique que quando é confirmada morte cerebral é possível fazer a doação dos órgãos do paciente, por meio de folhetos e cartazes a serem distribuídos dentro dos hospitais. Do mesmo, é essencial que o Governo Federal aumente as equipes de transplantes, não as aglomerando em certas regiões.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde