ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

 Em meados do sec. XX o escritor austríaco Stefan Zweing se mudou para o Brasil fugindo da perseguição nazista na alemanha. Impressionado com o país Zweing escreveu um livro cujo titulo é até hoje repitido-"Brasil, país do futuro". No entanto, quando se observa o descaso estatal e da sociedade a respeito da doação de orgãos, ve-se que a profecia não saiu do papel.Tal realidade deriva da falta de informaçao da população e tambem da negligência governamental.   


 Primeiramente, vale ressaltar que existe uma carência de dialogo no seio familiar acerca da doação de orgãos.Dessa forma, consoante ao filósofo aristóteles "os erros são conseguência da ignorâcia humana".De maneira analoga, as familias dententoras da responsabilidade dos orgãos do paciente morto se abstem, infelizmente da doação, pela falta de abortagem sobre a tematica em seu conviveo social, essa escassez de conhecimento gera uma elevada negação na doação de orgãos. Sendo assim, é imprescindível formas de educar os cidadões sobre a doação de orgãos, incentivando-os ao debade dentro e fora de seus lares.


 Ademais, é necessario pontuar que a falta de infraestrutura nos hospitais interfere negativamente na assertiva das doações.Por conseguinte, o ultimo semestre de 2016, 71% dos orgãos não puderão ser utilizados, segundo o coordenador da comissão de remoção de orgãos do ABTO. Dessa forma, a irresponsabilidade do estado é evidente, ja que a falta de estrutura hospitalar esta relacionada a ineficiência do poder publico em oferecer mecanismos essenciais para a realização de cuidados com o doador e posteriormente com a remoção dos orgãos, tendo como conseguência a inviabilidade dos transplantes. Logo, faz-se mister uma reformulação da postura estatal de forma urgente.


Portanto, é imperioso que medidas sejam tomadas para a resolução do impasse. Tendo em vista que ações culturais tem imenso poder trasformador - cabe ao Ministerio da educação junto ao Ministerio da Saúde, criar um projeto a ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras e atividades ludicas sobre a importancia da doação e como funciona os transplante de orgãos no Brasil, afim de incorporar o saber critico aos jovems e adultos a respeito da tematica.Com essas medidas, talvez, a profecia de zweing torne-se realidade no presente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde