ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

É de conhecimento geral que as discussões acerca da doação de orgãos ainda está longe de ser cessada no Brasil e no mundo. A principal dificuldade para a ocorrência dos transplantes de orgãos no Brasil são os familiares da vítima, que se recusam a doar os orgãos do ente, mostrando assim como a falta de informações sobre a morte encefálica dificultam o processo, além dos dilemas éticos ou religiosos presentes entre os familiares.


Pode-se mencionar, por exemplo que desde a lei de 2001 os transplantes de orgãos no Brasil só podem ser realizados com autorização da família da vítima, mostrando que cerca de 47% das famílias negam a permissão para doação, segundo a Associação Brasileira de Transplante de orgãos (ABTO). Consequência dessa alta porcentagem são questões religiosas e éticas, por acreditarem em um crença de que Deus realizará um milagre. Afetando assim, os mais de 39 mil pacientes da fila de espera para receber um orgão, no ano de 2018 - ABTO.


Outro fator existente que dificulta a doação de orgãos é a desigualdade entre os estados brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem em torno 17 doadores por milhão de habitantes (2,4%), em 2018, mas, que são dispostos de forma irregular entre as regiões do país, tendo a região Norte a mais afetada com tal desigualdade. Ainda convém lembrar que por volta dos 71% dos orgãos doados não puderam ser utilizados no Brasil no ano de 2018, por falta de infraestrutura dos hospitais públicos, mostrando assim a precariedade da saúde pública.


Em virtude dos fatos mencionados, a doação de orgãos deve ser um tema trabalhado pelo Ministério da Saúde propondo politícas públicas como investimentos para melhorias da infraestrutura e manutenção dos hospitais públicos para que a perda dos orgãos não seja um impecilho as pessoas que necessitam, assim como propor campanhas juntamente com a imprensa para disponibilizar informações sobre o que cerca a doação de orgãos e sua importância para os milhares de pacientes da fila de espera em busca de uma nova oportunidade de viver.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde