ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil


O sentimento de perda de um parente ou amigo é variado em cada cultura e cada um sabe lidar de formas diferente com a morte. Por exemplo, os mexicanos no dias dos mortos fazem uma festa no túmulos de seus entes para celebrar o dia. Porém, no Brasil esse assunto é delicado e muitos não gostam de falar sobre . A cultura brasileira ,igual de muitos outros países, é de que aquela pessoa precisa no seu leito de morte ter o melhor conforto possível sem procedimentos invasivos nos hospitais. Mesmo com a autorizacao de doacao pela familia a estrutura necessária para uma cirurgia de retirada e de transplante ainda é muito precária , principalmente, em hospitais públicos.


Com essa ideia, as família têm dificuldades em decidir se a doação de órgãos era o que aquela pessoa queria pois, muitas das vezes o indivíduo não deixa explícito em documentos o seu desejo de doador quando não houvesse mais forma de reverter o seu quadro hospitalar. As doações de órgão aumentaram de 13,1 milhões para 14 milhões em 2016 um número considerado ainda baixo do esperado , pois o número de pacientes em fila de espera também aumentou de 32 milhões para 33 milhões . Ou seja , a diferença entre os dois é discrepante levando em consideração também de que alguns doadores não podem doar todos os órgãos . Muitos brasileiros têm o desejo em fazer essa boa ação, contudo as políticas publicas para se apoiar essa iniciativa ainda é fraca.


Além disso,os hospitais públicos é onde tem maior contingente de pacientes que seriam um potencial doador se a infraestrutura para a cirurgia fosse adequada. Para esse tipo de cirurgia , o paciente tem que estar em condições boas para doar os órgãos , em alguns casos é necessário máquinas para manter a respiração e medicamentos para estabilização já que na maioria das vezes os pacientes potencial doador é aqueles que tem um quadro de morte celebral.


Com os dados expostos , é necessário que o governo faça algumas políticas que facilitem a declaração individual de doação e melhoria da infraestrutura para o mesmo. Como a gratuidade de autenticação de um documento assinado autorizando a doação de órgãos da pessoa em vida no cartorio seria um dos passos a se tomar para o incentivo. Alem disso ,essa autorização deve constar nos sistemas de saúde pública e em documentos de identidade facilitando assim, o registro amplo do desejo particular . Ademais, deve se criar um hospital especializado e equipado adequadamente para receber e fazer transplantes de órgãos em todas suas condições necessária. Com isso , se espere que o número de doações aumente e que cubra toda a fila de espera para um transplante.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde