ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

     O número de pacientes brasileiros na fila de espera aguardando uma doação compatível de órgãos crescem ano após ano. Tal fator é atenuado pela falta de infraestrutura em alguns hospitais em lidar com possíveis doadores. Essa realidade tem tirado a esperança de pessoas que aguardam anos por uma doação.


     Em primeira análise, a complexidade em manter centros especializados na saúde, afastados dos grandes aglomerados urbanos, torna-se um impasse. Dessa forma, em casos de possível doador nessa região afastada dificulta a logística de transporte de órgãos ao paciente, visto que é uma corrida abrupta contra o tempo. Essa problemática é fruto da inoperancia do Sistema Básico de Saúde que dispõe de uma infraestrutura precária no Brasil, símbolo da má adiministração pública, e portanto, dificulta o processo de doação de órgãos no país.


     Em outra perspectiva, o consentimento de familiares em aceitar a doação de órgãos de um ente querido ainda é um impasse a ser desfeito, pois, boa parte desses indivíduos ignoram o fato da importância em doar órgãos pelo apego ao falecido. Tal ideia, deve ser discutida em família antes mesmo de um possível acontecimento, já que não é possível prever essa realidade, mas, que devem estar prontos para qualquer casualidade. No entanto, a falta de informação é prospero no Brasil pela falta de atuação das instituições públicas que podem disseminar esse tipo de informação.


     Fica evidente, portanto, a necessidade de mudar esse cenário assim como afirma o filósofo Heráclito de Éfeso, "Nada é permanente, salvo a mudança". Sendo assim, o Ministério da Saúde, através dos recursos públicos existentes, deve incrementar um novo padrão de saúde pública nesse país, com mais infraestrutura, no intuito de amenizar os efeitos da complexidade na doação de órgãos no Brasil. Ademais, o Ministério da Saúde pode fortalecer as campanhas publicitárias que fortalecem o desejo de ajudar o próximo através da doação de órgãos, no intuito de mistigar o consentimento em ser um doador.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde