ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Na obra pré modernista "O Triste Fim de Policarpo Quaresma, do escritor Lima Barreto, o protagonista goza de uma imagem extremamente positiva do Brasil, que na opinião do mesmo, necessita apenas de alguns ajustes para torna-se uma nação desenvolvida e sem problemas sociais. Porém, hoje em dia, o país enfrenta uma série de problemas, com grande destaque para a doação de órgãos, visto que, infelizmente, ainda é um tabu na realidade brasileira e milhares de pessoas aguardam nas filas por um órgão compatível.


Primeiramente é de suma importância destacar de que a falta de informação é a principal motivação das famílias negarem a doação de órgão de seus entes queridos. Além disso, tabus e crenças, como não falar da morte e desconhecimento do que acontece com o doador são também alguns entraves. Cabe salientar ainda, de que, no Brasil, a doação de órgãos é autorizada em casos de diagnósticos de morte encefálica e acidente vasculhar celebral (AVC). É nesse cenário que surge a maior dificuldade: conseguir da família a autorização do procedimento no momento em que ela vive o ápice da dor e a fase do luto.
 


Em segundo plano, é notório de que algumas campanhas estão sendo desenvolvidas e postas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal nos últimos anos, como o Setembro Verde, mês alusivo ao dia Nacional da doação de órgãos, entretanto, esse tema ainda é pouco explorado. Segundo o Ministério de Saúde, em 2018 cresceu 7% o número de doadores no Brasil, no entanto, apesar da melhora nos indicadores, milhares de brasileiro morrem todos os dias enquanto esperam por um órgão. 


Diante dos argumentos citados acima, fica evidente que o processo de doação de órgãos em nossa sociedade é bastante emblemática, e logo medidas precisam ser urgentemente tomadas. Sendo assim, o Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Saúde devem qualificar profissionais capacitados em todas as regiões do país para atuar nesse ramo. Além disso, se faz necessário investir em campanhas publicitárias mediaticas de conscientização, de forma que é uma forma de chamar a atenção dos brasileiros para a importância da doação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde