ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

Segundo o grande líder do movimento dos direitos civil dos negros, Martin Luther King, " A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar. Dessa maneira, vê se que os desafios da doação de orgãos no Brasil que, mesmo após os avanços tecnológicos, a situação persiste e reflete na sociedade brasileira, devido à falta de empatia, que a maioria não sente por todo o resto da população.


Destaca-se, o Brasil como a maior referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público do mundo, sendo que 96% dos procedimentos no país são financiadas gratuitamente pelo SUS, segundo o portal do ministério da Saúde. Por mais que, o Brasil seja destaque em algumas partes, o preconceito e a falta de empatia são outros fatores que impedem o avanço da doação no país, sendo que em algumas mortes, como a cerebral, boa parte dos orgãos continuam funcionando, e, por mais que à pessoa esteja sem vida, a maioria dos famíliares preferem não liberar a doação, ao invés de procurar ajudar diversas pessoas que necessitam deles para viver.


Pode-se mencionar, por exemplo, religiões que não permitem a doação dos orgãos, como os hindús e os testemunhas de Jeová, são fatos que acabam deixando de lado o verdadeiro sentido das religiões, que no fato sempre busca ajudar os mais necessitados. Também destaca, a falta de conhecimento e a divulgação das melhorias e do bem que esses orgãos podem trazer para diversas pessoas que necessitam, e assim, causando um certo desconforto para diversas famílias que nao conhecem os benefícios do tal ato.


Portanto, medidas precisam ser tomadas para que esse problema seja amenizado ou até mesmo extinto. Cabe ao governo, em parceria com Escolas, criarem meios e formas de divulgar e mostrar os benefícios que a doação pode trazer para diversas pessoas. Ademais, deve promover mais direitos e preferências para as famílias dos doadores, pois assim, as chances de aumentar o número de doares e praticar o bem a todos se tornam cada vez maiores.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde