ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

  A Constituição Brasileira de 1988, garante, teoricamente, aos cidadãos o direito a saúde e a satisfação social. Entretanto, a problemática da doação de órgãos no Brasil é um empecilho para que esses desfrutem integralmente de seus direitos. Há fatores que corroboram com tal situação, logo, estes clamam por um olhar atento e necessitam de discussão.



  Irrefutavelmente, tem poucos doadores de órgãos no país e isto ocorre por conta da precária educação quanto ao assunto. Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) afirmam que, no segundo trimestre de 2016, havia 1 doador para pouco mais de 71 mil habitantes. A educação é impulsionadora de tal situação, visto que muitos brasileiros não sabem, por exemplo, que em vida ao registrarem no cartório o desejo de doar órgãos, estes serão doados independentemente de terceiros, só não serão doados caso não sejam aproveitáveis devido à causa da morte. Diante do exposto, o descaso governamental para com a educação desse tema é intolerável.



   Ademais, outro coeficiente que infla o problema é a própria sociedade. Zygmunt Bauman, notável sociólogo polonês do século XXI, relatou em suas obras, como em "modernidade líquida" e "amor líquido", a falta de relações humanas e a apatia da sociedade em geral. Analogamente, a baixa doação de órgãos é ocasionada pelo egoísmo social. Existe empatia nas redes sociais, muito "ame o próximo", porém os cidadãos, atualmente, vivem em dois mundos completamentes diferentes e o fato da vida real ser desprezível e sem compaixão um para com o outro, é repugnante.



   Levando-se em consideração o descaso governamental e a apatia social, o Ministério da Educação, concomitantemente com o Ministério da Saúde, deve criar campanhas publicitárias educacionais, com enfoque à internet de modo que eduque os cidadãos e ensine-os quanto aos seus direitos de doar orgãos, além de demonstrar por estas o quão importante é um órgão para quem precisa - de modo que toque a população emocionalmente-. Somente assim essa questão social será resolvida e o povo brasileiro poderá usufruir totalmente das garantias declaradas pela Constituição.  

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde