ENTRAR NA PLATAFORMA
Doação de Órgãos no Brasil

O livro "O Melhor de Mim", de Nicholas Sparks, gira em torno da doação de um coração de Dawson Cole para o filho de Amanda Collier, seu amor da adolescência. De forma análoga à ficção, a realidade brasileira conta com a necessidade de doações de órgãos, todavia, diferentemente da obra de Sparks, as doações encontram percalços. Nesse contexto, sabe-se que aspectos familiares são os mais influentes na problemática, como a desinformação familiar sobre a vontade do doador e a respeito de como funciona o processo de doação.



Mormente, é válido frisar que os familiares- que são os únicos a permitir que a doação seja realizada- podem não acatar tal ação por conta da falta de informação sobre a vontade do doador. Sob esse prisma, a desinformação relacionada a esse assunto está atrelada a ausência de diálogo com a família ao longo da vida do indivíduo, devido a morte ser uma pauta delicada. Desse modo, convém ressaltar que a terceira lei Newtoniana diz que toda ação tem uma reação. Assim, percebe-se que o ato do ente não comunicar que quer ter seus órgãos doados desencadeia a reação dos familiares não aceitarem o ato de doar, por nutrirem o pensamento de contrariedade para com a pessoa falecida caso seu desejo fosse o de não efetivar a doação.



Outrossim, outro fator que dificulta a doação de órgãos é o desconhecimento sobre esse processo. Dessa forma, o seio familiar crê que a doação pode ser para o tráfico de vísceras, ou que o procedimento mutila o ente. Para ilustrar essa conjuntura, no seriado televisivo "Malhação - Seu Lugar no Mundo" os pais do personagem "Filipe" não queriam aceitar que suas vísceras fossem doadas, por medo de serem encaminhados para o tráfico, já que não conheciam os procedimentos de doações. Nesse ponto de vista, é sabido que existem campanhas que estimulem a doação de órgãos no país, entretanto, faltam campanhas que expliquem esse processo. Por esse motivo somado ao fato da sensibilidade da família no momento de luto, elas optam, muitas vezes, por negar que seja realizado a ação de doar.



Tendo em vista os argumentos elucidados, nota-se que a doação de ógãos no país é necessária, mas depara-se com dificuldades, algo que urge por solução. Para tal, a mídia deve incentivar o diálogo familiar sobre a problemática em questão, através de campanhas publicitárias para que os indivíduos deixem explícito em vida a vontade ou não de ser um doador. Ademais, a escola deve realizar semanas de incentivo à doação de órgãos, por meio de gincanas, trabalhos, rodas de conversa, debates e palestras com médicos e enfermeiros que expliquem como é o procedimento de doação, a fim de que os estudantes conheçam melhor o processo e sejam possíveis doadores. Tudo isso para que as doações não encontrem a barreira da negativa familiar assim como na obra de Nicholas Sparks

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado